O 1.1.1.1 é o endereço do novo servidor DNS da Cloudflare que promete acelerar a abertura de sites no navegador. Comparado a soluções do Google e da Cisco, a empresa oferece mais velocidade para abrir páginas da web no PC. Além disso, ela promete descartar históricos de usuários a cada 24 horas, mantendo o sigilo dos sites visitados. O serviço é gratuito, mas requer um ajuste manual no computador para começar a usar. Veja no tutorial como configurar o Windows para conectar-se à Internet usando o DNS da Cloudflare e deixar a navegação mais veloz.

O DNS é um serviço que funciona como tradutor de nomes e IPs de websites. Ao digitar www.techtudo.com.br na barra de endereços, o servidor DNS configurado no aparelho é responsável por encontrar o servidor que corresponde à página solicitada. Quanto mais rápido o servidor trabalhar, mais ágil será a abertura do site.

Apesar da vantagem oferecida por servidores DNS mais rápidos, poucos usuários trocam o serviço que vem configurado no PC e no celular. O usual é que a provedora de serviços de Internet deixe o seu servidor ativado por padrão. É aí que entram alternativas como o OpenDNS, da Cisco, e o Public DNS, do Google. Agora, a Cloudflare é uma terceira via promissora com promessa de mais velocidade e privacidade dos dados. Veja como configurar o serviço no PC com Windows 10.

Passo 1. Acesse o Menu Iniciar e clique no ícone de engrenagem, no canto inferior esquerdo, para abrir as configurações.

Passo 2. Selecione o menu “Rede e internet”, indicado por um globo.

Passo 3. No menu lateral esquerdo, clique em “Status”. Depois, selecione “Alterar opções de adaptador”, sob a seção "Alterar as configurações de rede".

Passo 4. Clique com o botão direito sobre o item que contém o nome da sua rede Wi-Fi (certifique-se de que o computador está conectado) e abra as propriedades.

Passo 5. Na lista sob "esta conexão utiliza os seguintes itens", selecione “Protocolo IP versão 4” e clique no botão de “Propriedades” logo abaixo.

Passo 6. Na parte inferior da janela, marque a opção “Usar os seguintes endereços de servidor DNS” e digite 1.1.1.1 e 1.0.0.1 nos campos de

... servidor DNS preferencial e alternativo, conforme mostrado na imagem abaixo. Ao final, clique em “OK” para concluir a configuração.

A partir de então, seu navegador deve abrir sites mais rápido, com segurança assegurada dos seus dados.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo