A partir desta segunda-feira (02), o Facebook tornou dispon?vel 17 op??es de g?neros diferentes, al?m da possibilidade de escolha livre de como o usu?rio quer ser identificado na rede. Grupos de defesa de direitos dos cidad?os LGBT ajudaram no desenvolvimento da funcionalidade, que ainda possui op??o de ser p?blica, privada ou personalizada, como apenas para um grupo de amigos, por exemplo.

Facebook lan?a recurso para ajudar a prevenir suic?dios

Facebook desenvolve 17 novos g?neros para usu?rios da rede (Foto: Reprodu??o/Andr? Sugai)

Os usu?rios tamb?m podem definir qual pronome preferem ser tratados: feminino, masculino ou neutro. Essa fun??o serve para casos de notifica??es da rede, como de anivers?rio ou marca??o de fotos.

O pronome no Facebook pode ser escolhidos pelos us?rios (Foto: Divulga??o/ Facebook)

Segundo o Facebook, o foco da nova ferramenta ? aprimorar de forma simples as manifesta??es de m?ltiplas identidades. ?Com este lan?amento, a ideia ? que o trabalho permane?a em constru??o cont?nua. Nosso principal objetivo ? dar ?s pessoas uma maneira de se expressarem de forma aut?ntica, assim, nossa inten??o ? que n?o seja algo est?tico, mas que acompanhe as mudan?as e as necessidades da nossa comunidade?, explica o l?der de pol?ticas p?blicas do Facebook Brasil, Bruno Magrani.

Novas defini??es de g?nero no Facebook (Foto: Divulga??o/ Facebook)

As 17 sugest?es iniciais do Facebook foram?Cross gender, Feminino, F

... tM, Homem (trans), Homem transexual, Masculino, MtF, Mulher (trans), Mulher transexual, Neutro, Pessoa trans, Pessoa transexual, Sem g?nero, Trans homem, Trans mulher, Transg?nero e Travesti.

Quais os problemas das redes sociais de hoje? Comente no F?rum do TechTudo

A fun??o j? existe nos Estados Unidos desde Fevereiro de 2014 e tamb?m est? dispon?vel em diversos pa?ses do mundo como Reino Unido, Canad?, Austr?lia, Fran?a, Espanha, It?lia, Alemanha, Dinamarca e Argentina. Cada pa?s apresenta op??es de g?nero diferentes, j? que s?o criadas pelo trabalho de comunidades locais.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo