A temporada 2018 do Heroes of the Storm teve seu início em janeiro, com torneios localizados na América do Norte, Europa, Coreia do Sul, China e outras ligas paralelas de menor expressão. A “Heroes of the Storm Global Championship”, equivalente à LCS do League of Legends, é a liga principal do MOBA da Blizzard. Nos países e continentes citados, ela é composta pelos oito melhores times do servidor e serve como classificatória para eventos internacionais maiores, como o Western Clash e o Eastern Clash, o Mid-Season Brawl e, claro, o mundial da categoria, que ocorre no final do ano, na Blizzcon.

Apesar da cena competitiva da América do Sul ter sofrido algumas turbulências, como a falta de pagamento de premiações para jogadores e a insegurança em se investir no jogo na região, a HGC Copa América ainda sobrevive, assim como o jogo em si, que ainda conta com bom número de jogadores online todos os dias. Porém, ainda existe bastante desconhecimento sobre a cena competitiva dos servidores ou as HGCs.

Confira como acompanhar os melhores times e jogadores de Heroes of the Storm nas HGCs 2018.

MVP Black levantando a taça de campeão mundial de Heroes of the Storm 2017 (Foto: Reprodução/Youtube)

1° Semestre

HGC Semanas 1-5 (15/01/2018 - 22/02/2018)

Composta por cinco semanas de jogos no formato "Round-Robin", ou seja, todos os times se enfrentando em melhores de cinco, a primeira fase da HGC dos principais servidores ocorreu nos meses de janeiro e fevereiro.

A fórmula é simples: uma vitória na melhor de cinco concede um ponto para o time vencedor. O número de

... vitórias e derrotas dentro das séries servem como critérios de desempate.

Na HGC sul-coreana, a Tempest encerrou as primeiras semanas de forma invicta (Foto: Reprodução/Liquipedia)

No final da última semana, os melhores times de cada região foram classificados para os “Clashes”. Em resumo, o Western Clash foi um evento que reuniu os quatro melhores times do servidor norte-americano contra os quatro melhores times do servidor europeu. Já o Eastern Clash reuniu os quatro melhores times da primeira fase sul-coreana contra os quatro melhores do servidor chinês, sendo uma das vagas destinadas para um time de Taiwan.

Em 2017, os times campeões da América Latina e Austrália & Nova Zelândia tinham uma vaga cada para o Western Clash. No entanto, ambas as regiões terão seu próprio Clash em 2018.

Banners de anúncio para ambos os Clashes (Foto: Divulgação/Blizzard Entertainment)

Assim como em 2017, os sul-coreanos dominaram o Eastern Clash. Os times chineses e o time taiwanês foram derrotados em todas as séries contra os times da Coreia do Sul, e o Top 4 foi formado por apenas uma nação.

Na grande final, em uma melhor de sete, a atual campeã mundial KSV Black (ex-MVP Black), dos famosos jogadores Jung Hyuk "Sake" Lee e Jae Won "Rich" Lee, enfrentou a Ballistx, do destaque Seung-Chul "sCsC" Kim, e acabou derrotada por 4x3.

A atuação do jogador sCsC foi crucial para a vitória da Ballistx contra a KSV Black (Foto: Reprodução/Youtube)

Já no Western Clash, o domínio continuou a ser europeu. Em 2017, no Western Clash do primeiro semestre, o Top 3 foi composto apenas por times do continente, Dignitas, Fnatic e Misfits respectivamente. Esse ano, bem que a Tempo Storm tentou representar o servidor norte-americano, obteve boas vitórias, mas caiu para a Zealots na Loser’s Finals e amargou a terceira colocação.

Na grande final, a Dignitas, do ex-Fnatic Jonathan "Wubby" Gunnarsson, enfrentou a própria Zealots e venceu pelo mesmo placar da outra final, 4 x 3, conquistando novamente o título do Western Clash.

Time da Dignitas levanta a taça de campeão do Western Clash 2018 (Foto: Reprodução/Youtube)

HGC Semanas 6-7 (27/03/2018 – 02/04/2018)

Com fim dos Clashes, os torneios HGC voltam à liga regular para as últimas rodadas de pontos corridos. Os times no topo da tabela almejam a próxima fase, o HGC Playoffs, e uma das vagas para o Mid-Season Brawl, segundo torneio mais importante de Heroes of the Storm. Em contrapartida, aqueles com pior rendimento buscam a fuga do HGC Crucible e da possibilidade de rebaixamento em suas respectivas HGCs.

HGC Copa América 2018 (20/04/2018 – 25/04/2018)

Após o fechamento das ligas mundiais principais, é dado início à tradicional HGC Copa América de Heroes of the Storm, um torneio bem menor do que os das grandes ligas ao redor do mundo. No caso da região sul, a liga se iniciará no dia 20 de abril e contará com a presença de seis times, estando entre eles, costumeiramente, brasileiros e argentinos. Já a liga da região norte ocorrerá um pouco antes, do dia 10 de abril até o dia 15 de abril.

HGC Playoffs: 27/04/2018 – 29/04/2018

A fase mata-mata de todas as HGCs acontece no formato de escalada. O time melhor posicionado na tabela ganha a vaga direta para a grande final dos playoffs e confirma sua presença no Mid-Season Brawl. Os outros times, do segundo colocado até o sexto colocado, se enfrentam em séries eliminatórias para decidir quem vai para a grande final e fica com a outra vaga para o torneio.

HGC Crucible: 05/05/2018 – 06/05/2018

Enquanto os seis melhores se enfrentam nos playoffs, os dois últimos colocados das ligas principais são obrigados a jogar a HGC Crucible. Trata-se do único meio de novos times, vindos da chamada Open Division, equivalente à segunda divisão da HGC, de conseguirem uma vaga para a liga principal de Heroes of the Storm do seu servidor.

Em 2017, a atual vice-campeã do Western Clash, Zealots, conquistou sua vaga na HGC Europe após a vitória em uma melhor de sete contra o Team Synergy (Foto: Reprodução/Youtube)

Entre os times em situação delicada na tabela, está o No Tomorrow do servidor norte-americano. A equipe tem como destaque a presença de Juan “Jschritte” Passos, brasileiro e um dos jogadores mais vitoriosos do servidor sul-americano.

Jschritte, também chamado simplesmente de “Judite”, foi se arriscar em um novo servidor graças às inseguranças existentes em uma carreira profissional de Heroes of the Storm na América do Sul.

Com diversas Copas América no currículo, Judite usa de toda sua experiência para ajudar seu time a se manter na elite norte-americana.

Jschritte, hoje na No Tomorrow, atuando pela Red Canids no Mid-Season Brawl de 2017 (Foto: Reprodução/Youtube)

HGC Copa América 2018, Grande Final: 12/05/2018

Os campeões da região sul e região norte se enfrentam presencialmente no Brasil no dia 12 de maio. O vencedor conquista uma vaga para o Intercontinental Clash, novidade em 2018 que colocará o campeão da Copa América contra o campeão da Austrália & Nova Zelândia. O vencedor garante vaga no Mid-Season Brawl.

Semelhante ao Intercontinental Clash, haverá também o Horizon Clash, que vai reunir o melhor time do servidor de Taiwan contra o melhor do Sudeste Asiático disputando mais uma vaga para o mesmo torneio.

Mid-Season Brawl: 09/06/2018 – 19/06/2018

O mundial de meio de temporada ocorrerá em Estocolmo, Suécia, e vai reunir doze times para fechar o primeiro semestre de competições. No caso dos servidores com a liga HGC convencional - América do Norte, Europa, Coreia do Sul e China - os dois melhores times nos HGCs Playoffs terão a vaga para o torneio.

No entanto, caso a região tenha sido vitoriosa em um dos Clashes principais, o servidor ganhará mais uma vaga para o Mid-Season Brawl. No caso de 2018, Europa e Coreia do Sul terão uma espaço extra para o torneio, graças aos títulos da Dignitas e da Ballistx respectivamente.

Lembrando que os servidores com ligas paralelas terão a oportunidade de adquirir uma vaga com os eventos Intercontinental Clash e o Horizon Clash.

No Mid-Season Brawl 2017, que teve participação da brasileira Red Canids, Fnatic e Dignitas se enfrentaram na final. Melhor para a Fnatic, que embolsou US$ 100,000 de premiação (Foto: Reprodução/Youtube)

2° Semestre/ 2° Fase

Após o Mid-Season Brawl e as HGCs Crucible, é dado início à segunda fase das HGCs, em agosto e setembro. O formato das ligas principais e paralelas mantém o padrão e é provável que os Clashes voltem a ocorrer nesse semestre, assim como em 2017.

Por fim, o Heroes of the Storm World Champioship 2018, evento máximo do MOBA da Blizzard, que ocorre anualmente na Blizzcon e que fecha o ano de competições do game.

Os jogos das ligas e os torneios principais são transmitidos no canal oficial do Heroes of the Storm pela plataforma Twitch. Quanto à Copa América, ela está sendo organizada pela PromoArena, mesma organizadora do Circuito Desafiante de League of Legends.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo