O Google anunciou, na última segunda-feira (26), o Chromebook Tab 10, primeiro tablet com o sistema Chrome OS, normalmente usado em notebooks. Fabricado pela Acer, o modelo com tela de 9,7 polegadas irá competir com o iPad principalmente no mercado educacional dos Estados Unidos, onde os Chromebooks já são populares.

O lançamento chama atenção por ocorrer momentos antes de um evento da Apple para a suposta apresentação de um iPad mais barato voltado para o público estudantil. O Acer Chromebook Tab 10 chega aos Estados Unidos em abril por US$ 329 (aproximadamente R$ 1.090 sem impostos). Não há previsão de vendas do tablet no Brasil.

Acer Chromebook Tab 10 é o primeiro tablet com Chrome OS (Foto: Divulgação/Google)

O dispositivo conta com o processador hexa-core OP1 da Rockchip, memória RAM de 4 GB e armazenamento interno de 32 GB, com capacidade de expansão via cartão microSD. Compatível com apps Android, o tablet tende a apresentar desempenho similar aos Chromebooks, graças ao sistema leve e otimizado do Google.

Com display de 9,7 polegadas e resolução de 2048 x 1536 pixels, o novo tablet com Chrome OS acompanha caneta eletrônica Wacom para desenho na tela. Ao contrário da Apple Pencil do iPad, a caneta é passiva e não precisa ser recarrega

... da. Além disso, há um compartimento no dispositivo para guardá-la, assim como nos smartphones da linha Galaxy Note.

As câmeras são modestas, com sensores de 5 megapixels na parte traseira e 2 MP na frontal, para videochamadas. A ficha técnica ainda inclui porta USB-C com suporte para carregamento de outros dispositivos, transformando o tablet em um power bank de 548 g para momentos de emergência.

Quais modelos recentes de celular têm Android puro? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo