Através das configurações do Android, é possível alterar a permissão dada a cada item solicitado pelo Messenger. Nos últimos dias, em meio à polêmica do uso indevido de informações de cerca de 50 milhões de usuário do Facebook, muitas pessoas estão não apenas deletando suas contas na rede, mas também fazendo o download das informações que a plataforma coleta sobre elas. Um desses usuários, Dylan McKay, fez um tweet que viralizou, ao mostrar que o serviço tem acesso até mesmo às ligações feitas, recebidas e perdidas.

Veja como limitar o acesso de dados ao Messenger (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Em resposta a essa descoberta, o Facebook fez um post em seu blog oficial em que explica que o registro de histórico de chamadas e de texto é parte de um recurso opcional para pessoas que usam o Messenger ou o Facebook Lite no Android. Além disso, o texto afirma que os dados não são vendidos e o recurso não coleta os conteúdos das conversas telefônicas nem das mensagens de texto.

No entanto, se, ainda assim, você deseja visualizar e/ou alterar as permissões que concede ao Messenger no Android, confira como proceder nos passos abaixo:

Passo 1. Em seu menu de opções do Android, clique em “Configurar”. Em seguida, role a tela até visualizar o item “Aplicativos”. Toque sobre ele.

... tom: 71.2230215827%;">

Acesse a opção de Aplicativos do Android (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 2. Mais uma vez, desça a tela. Ao encontrar o “Messenger”, toque sobre ele para acessar as informações do app. Depois, basta clicar em “Permissões”.

Toque sobre a opção "Messenger" dentre os apps do Android (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 3. Agora, basta tocar sobre as opções que deseja permitir ou negar que a aplicação tenha acesso. Se a chave estiver azul, significa que a permissão de acesso às informações correspondentes àquele item está ativada.

Desative as opções que não quiser que o Messenger tenha acesso no Android (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Antes de desativar algumas permissões, vale ponderar qual é a importância desse acesso para o uso da aplicação. O microfone, por exemplo, permite gravar mensagens de voz; já a câmera é fundamental para tirar fotos ou fazer vídeos através do app, bem como para realizar videoconferências. No que diz respeito ao SMS, a solicitação é feita para o envio de uma mensagem de confirmação do telefone cadastrado.

De qualquer modo, se o usuário desativar uma permissão fundamental para o uso de algum recurso, o Messenger solicitará novamente o acesso. Vale lembrar que o “problema” ocorre apenas em aparelhos com sistema Android, mas se usuários de dispositivos iOS também desejarem realizar o procedimento, basta conferir o tutorial "Como evitar que apps do iPhone acessem câmera, microfone, fotos e GPS", preparado pelo TechTudo.

Facebook: como recuperar mensagens apagadas? Descubra no Fórum do TechTudo.

Via Ars Technica e Facebook



>>> Veja o artigo completo no TechTudo