O Facebook está sendo acusado de manter um registro com dados sobre as ligações e mensagens de texto (SMS). O caso foi descoberto na semana passada por um usuário da Nova Zelândia e chamou a atenção da imprensa internacional. A rede social computa os números de telefone e os nomes, mas também o dia, a hora e o tempo de duração das chamadas. A rede de Mark Zuckerberg se defendeu neste domingo (25). Em uma postagem no blog oficial da empresa, o Facebook diz que a coleta de dados é para oferecer uma melhor experiência no Messenger e no Facebook Lite e que não repassa ou vende esses dados para terceiros.

Mais uma polêmica sobre a privacidade dos usuários atinge Facebook (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Este novo caso chega em meio ao turbilhão vivido pelo Facebook nos últimos dias por conta do Cambridge Analytica. Cerca de 50 milhões de pessoas tiveram informações vazadas para a empresa de marketing político.

Foi o que motivou Dylan McKay a puxar todos os dados da rede social: pelas configurações é possível fazer uma cópia de tudo o que o Facebook tem registrado. Ao analisar as informações, o neozelandês viu que a rede havia armazenado dois anos de ligações e mensagens realizadas de um smartphone Android. O log continha o registro completo, incluindo se era uma chamada feita ou recebida, o nome, a duração, a data e o número de telefone do contato.

O Facebook usa as informações colhidas para o algoritmo de sugestão de amizade - adicionar um amigo no WhatsA

... pp e aparecer o contato como sugestão também na rede social, um exemplo. O acesso a esses dados só é feito caso o usuário dê a permissão à lista de contatos do celular. Isso é feito de uma forma mais explícita agora no Facebook Lite e no Messenger. Mas nem sempre foi assim.

Registro de chamadas disponível no Facebook (Foto: Reprodução/Ars Technica)

Até o Android 4.1 Jelly Bean, após permitir acesso a lista de contatos, o aplicativo poderia ver automaticamente informações de ligações, SMS e MMS. A partir daí, o sistema deixou de coletar essas informações por padrão. O problema é que mesmo depois desta modificação os desenvolvedores ainda sim podiam forçar a visualização desses dados, por meio da API antiga. Foi o que fez o Facebook.

O Google só corrigiu essa brecha no Android em outubro de 2017, quando cancelou por completo o uso da API da versão passada. Com isso, o Facebook também deixou de registrar as ligações e mensagens do celular, como relatam usuários na Internet. No iOS (iPhone) sempre funcionou de outra forma. Alguns apps podem ter este tipo de acesso, mas apenas com permissão da Apple - como não é o caso do Facebook.

Facebook Messenger solicita sincronização com os contatos do celular (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)

O que diz o Facebook

O caso ganhou bastante repercussão na mídia e arranhou ainda mais a reputação do Facebook em relação à privacidade, já abalada pelo caso Cambridge Analytica. Em resposta, a rede social afirmou que o registro de histórico de chamadas e de texto é uma função opcional do Messenger e do Facebook Lite, no Android. Os usuários devem ou não concordar em usá-las. Além disso, a empresa de Zuckerberg reforça que não vende ou fornece essas informações para terceiros.

O que você pode fazer?

Ao excluir contatos, registros também são apagados (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)

1. Exclua os registros: de todo modo, a rede social mantém opções de excluir estes registros por completo. No link (https://www.facebook.com/mobile/messenger/contacts) é possível deletar todos os números de contatos ligados ao seu perfil que o Facebook tem cadastrado. Ao clicar em ‘Excluir’, os metadados de chamadas e mensagens também são apagados.

2. Desative a sincronização: no Messenger, você também pode cancelar a sincronização de contatos. No app, clique na sua foto para abrir o menu de configuração. Em seguida, clique em 'Pessoas'. Clique em cima de ‘Sincronizar Contatos’ e desative.

3. No Facebook Lite: vá até o menu e escolha 'Configurações'. Em 'Configurações do Aplicativo' desmarque a opção 'Carregamento de contatos'.

Facebook: como recuperar mensagens apagadas? Descubra no Fórum do TechTudo.

Com informações Ars Technica, Imore e Facebook



>>> Veja o artigo completo no TechTudo