Espectadores acostumados a acompanhar o cenário competitivo de League of Legends se deparam com muitas siglas e conceitos próprios do game. Algumas palavras são bastante conhecidas do público. Outras nem tanto. Confira o glossário especial, com as principais expressões utilizadas dentro e fora de Summoner's Rift:

Abate: eliminação de um campeão adversário.

Ace: quando todos os jogadores de uma equipe são abatidos.

AMA: soma de abates e assistências dividido pelo número de mortes. Cálculo utilizado para analisar o desempenho de um jogador.

Atirador: também conhecido como ADC, é uma das cinco funções de jogadores presentes em League of Legends. Os atiradores atuam junto com os suportes na rota inferior.

Barão Na'Shor: é o monstro neutro mais poderoso da selva. Ao eliminá-lo, a equipe recebe bônus de dano de ataque e poder de habilidade. Os campeões também poderão voltar para a base de forma mais rápida do que o normal. Além disso, concede mais poder destrutivo às tropas mais próximas.

A disputa pelo Barão é sempre um objetivo importante no jogo! (Foto: Divulgação/Riot Games)

Ban: ato de banir, isto é, desabilitar um personagem para uma partida específica na seleção de campeões.

Brush: são os arbustros presentes nas rotas de League of Legends. Quando não controlados por sentinelas, ocultam a posição do campeão.

Caçador: : também conhecido como jungle, é uma das cinco funções de jogadores presentes em League of Legends. Os caçadores atuam nos espaços da selva.

CDL: O campeonato regional de League of Legends

... da América Latina.

Campeões: personagens do jogo.

Controle de grupo: também conhecido como CC (Crowd Control), é o ato de restringir algum status do campeão inimigo, seja com o auxílio de itens ou de habilidades. Existem vários tipos de controle de grupo em League of Legends. Entre eles estão o "atordoar" (impede movimentação, ataques e conjuração de habilidades), "cegar" (faz o campeão errar auto ataques) e "provocar" (força o inimigo a te atacar).

Dive: atacar inimigos que estão sob proteção de uma torre (mergulhar).

Dragão: segundo monstro neutro mais poderoso da selva. Existem cinco tipos de dragões: infernal, do oceano, das nuvens, da montanha e ancião, cada um conferindo um tipo de bônus específico para os campeões.

Draft: expressão usada no cenário competitivo. O draft é o conjunto estratégico de picks e bans no momento da seleção de campeões.

Os drafts demandam muita estratégia na disputa de campeonatos (Foto: Divulgação/Riot Games)

Farmar: ato de dar o último golpe em uma tropa inimiga, a fim de se conseguir ouro. É a forma mais básica para conseguir recursos dentro do jogo.

Feedar: ato de ser abatido excessivas vezes na fase de rotas, conferindo ouro e mais recursos a um campeão inimigo específico. Um campeão está feedado quando está com um número muito alto de abates ou de farm.

Gank: quando um campeão sai da sua rota original para tentar um abate em outra rota, com o intuito de se obter vantagem númerica. Exemplo: o caçador vai à rota inferior para forçar uma luta três contra dois.

GG: a sigla "GG" ou "GGWP" ("Good Game" ou "Good Game, Well Played") significa "valeu, bom jogo!". Utilizada pela comunidade de League of Legends tradicionalmente aos fins das partidas.

Harass: ato de atrapalhar o adversário na fase de rotas, seja com ataques básicos ou habilidades, a fim de forçá-lo a gastar recursos ou abandonar o espaço.

Inibidor: estrutura secundária presente nos mapas do game. Os inibidores são pequenas fontes arredondadas presentes no final de cada rota (totalizando, portanto, três). A destruição de inibidores faz com que as tropas "canhão" sejam substituídas por "super tropas", aumentando o poder de destruição da equipe atacante.

Kit de habilidades: cada campeão possui uma passiva e quatro habilidades que podem ser usadas no jogo. Elas são ativadas nas teclas "Q", "W", "E" e "R".

LCK: O campeonato regional de League of Legends da Coréia do Sul.

A SK Telecom T1 é a maior vencedora da história da LCK (Foto: Divulgação/Riot Games))

LCL: O campeonato regional de League of Legends da Comunidade dos Estados Independentes.

LCS/EU: O campeonato regional de League of Legends da Europa.

LCS/NA: O campeonato regional de League of Legends dos Estados Unidos.

Leash: quando campeões de outras rotas ajudam o caçador a derrotar um monstro neutro da selva.

LJL: O campeonato regional de League of Legends do Japão.

LMS: O campeonato regional de League of Legends de Taiwan, Hong Kong e Macau.

LPL: O campeonato regional de League of Legends da China.

Meio: também conhecido como mid, é uma das cinco funções de jogadores presentes em League of Legends. Os meios, como o próprio nome já diz, atuam na rota do meio.

Metagame: estilos de jogo, campeões/itens/feitiços de invocador ou estratégias específicas que, em um determinado espaço de tempo, foram bem mais efetivas do que outras dentro das filas ranqueadas ou no cenário competitivo. O metagame varia de acordo com as atualizações impostas pela Riot Games. Exemplo: Braum, Taric e Janna estão no "meta" atual, pois são os suportes mais fortes e escolhidos dos campeonatos disputados.

MD: configuração de partidas. Existem os formatos MD1 (jogo único), MD2 (melhor de duas), MD3 (melhor de três) e MD5 (melhor de cinco).

Nexus: estrutura final presente em League of Legends. Após derrubarem torres e inibidores, os campeões chegam até ao nexus, que é uma espécie de fonte de poder. Quem destruir o nexus inimigo primeiro, vence a partida.

Para finalizar uma partida, é necessário destruir o Nexus (Foto: Divulgação/Riot Games)

OPL: O campeonato regional de League of Legends da Oceania.

Papel: um campeão é papel ou squishy quando não tem muita vida ou armadura/resistência mágica. É geralmente eliminado de maneira mais fácil e rápida.

Peel: quando um jogador utiliza o seu campeão para proteger um aliado, seja por meio de habilidades ou itens.

Pick: ato de escolher um personagem na seleção de campeões.

Poke: habilidades de longo alcance que diminuem gradativamente a vida dos adversários. Geralmente utilizado para preparar team fights.

Rotas: trajetos específicos que levam tropas e campeões para a base inimiga. É também o local de posicionamento dos jogadores. São quatro rotas existentes em League of Legends são: superior, inferior, meio e selva.

Sentinela: itens que dão visão a partes escondidas do mapa. Essencial para a estratégia do jogo.

Utilize sentinelas para controlar o mapa! (Foto: Divulgação/Riot Games)

Snowball: quando campeões ou equipes conseguem acumular vantagem em cima de vantagem a ao ponto de finalizar uma partida (efeito "bola de neve").

Suporte: é uma das cinco funções de jogadores presentes em League of Legends. Os suportes atuam junto com os atiradores na rota inferior.

Tank: campeão com muita vida ou armadura/resistência mágica. É geralmente posicionado na linha de frente das composições para absorver a maior quantidade de dano possível sem ser abatido.

Team fight: quando três ou mais integrantes de cada time se reúnem para batalhar em algum ponto específico do mapa, geralmente em busca de objetivos.

Tempo de recarga: também conhecido como cooldown ou CD, é o tempo que as habilidades levam para ser conjuradas novamente.

Topo: também conhecido como top, é uma das cinco funções de campeão presentes em League of Legends. Os topos atuam na rota superior.

Torres: estrutura primária presente nos mapas do game. As torres têm como objetivo defender o território de tropas e campeões inimigos. As fortificações atacam quaisquer tipos de adversários que tentem avançar no seu raio de proteção. Existem ao todo 22 torres em Summoner's Rift, 11 de cada lado. Três protegendo cada rota e duas juntas ao nexus.

Tropas: também conhecidas como minions ou creeps, as tropas são unidades de batalha que surgem a cada trinta segundos no jogo. O seu objetivo é ajudar os campões a danificarem estruturas como torres e inibidores. Existem quatro tipos de tropas: guerreiros, magos, canhões e super tropas.

VCS: O campeonato regional de League of Legends do Vietnã.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo