O Equinócio de Outono é o tema do Doodle desta terça-feira (20), na página inicial do Google. O fenômeno marca o término do verão e a chegada de uma nova estação no hemisfério sul. A animação na tela principal do buscador mostra as folhas secas caídas, que simbolizam o período que antecede o inverno.

A arte foi produzida por Sophie Diao, mesma ilustradora por trás dos Doodles da Carmem Miranda, do escritor Victor Hugo e do Dia da Terra. Ao clicar no doodle, o usuário é redirecionado para a página de pesquisa do equinócio de outono.

Doodle traz folhas secas que simboliz

... am o outono (Foto: Divulgação/Google)

O que é Equinócio de Outono?

Além de marcar a virada da estação, o Equinócio de Outono também é uma das poucas datas do ano em que tanto o dia quanto a noite têm a mesma duração: 12 horas. Isso ocorre porque o eixo de rotação da Terra está paralelo ao Sol, fazendo com que os raios solares batam uniformemente no norte e sul. O fenômeno acontece duas vezes por ano, uma em cada hemisfério — no norte em setembro e no sul em março.

A partir do Equinócio de Outono, um dos hemisférios da Terra passa a receber menos incidência de raios solares, o que faz com que as noites fiquem mais longas e os dias mais curtos. No dia do equinócio, os raios solares são mais intensos nas regiões centrais do planeta, próximas à linha do Equador.

A palavra equinócio vem da junção de aequus e nox, que significam, respectivamente, "igual" e "noite" em latim. O outono começou oficialmente às 13h15 desta terça-feira e segue até o dia 21 de junho, quando se inicia o inverno.

Qual é o melhor Doodle do Google? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo