Quando a prévia de desenvolvedores do Android P foi anunciada esta semana, um dos novos recursos que mais chamaram a atenção foi o suporte ao Wi-Fi Round-Trip-Time. A tecnologia em si não chega a ser uma novidade, mas o seu uso no smartphone pode abrir um leque de possibilidades bastante interessante. Isso porque o Wi-Fi RTT, como é mais conhecido, pode dar uma localização precisa em ambientes fechados, coisa que o GPS não faz muito bem. Entenda melhor como vai funcionar o Wi-Fi RTT no novo sistema para smartphones do Google.

Android P vai ser lançado no Google I/O, em maio (Foto: Divulgação/Google)

O que é Round-Trip-Time?

O conceito de Round-Trip-Time é bastante utilizado na telecomunicação. Na prática, ele mede o tempo de resposta entre um emissor de sinal e um receptor para determinar a distância. Quando há a triangulação entre um conjunto de antenas e um receptor, é possível determinar em qual local o dispositivo está.

Como vai funcionar no Android P

O Wi-Fi RTT trabalha de forma parecida. Se houver apenas uma rede Wi-Fi, o aplicativo que usar o recurso poderá medir a distância do celular para o ponto de acesso – o roteador, por exemplo. Se três ou mais redes forem visualizadas, o app poderá identificar a localização geográfica do smartphone. A precisão gira em torno de 1 a 2 metros, muito melhor em relação ao GPS usado atualmente, que traz uma margem de erro de cerca de 5 metros.

Da mesma maneira que o smartphone já consegue identificar pontos de acesso que estão próximos, não será necessário que o celular se conecte a qualquer uma dessas redes. É preciso apenas que o Wi-Fi esteja ligado.

... ontainer">

Wi-Fi RTT vai melhorar navegação em locais fechados, como shoppings ou prédio (Foto: Divulgação/Google)

Como relata o portal Android Police, o recurso estará ligado ao sistema de localização do Android. Ou seja, será possível selecionar os aplicativos que podem usar a função, assim como desabilitá-lo quando não estiver em uso – uma forma de trazer mais privacidade ao usuário. O único problema é que o smartphone deverá ter um hardware compatível. Ou seja, nem todos os aparelhos poderão desfrutar dos benefícios do Wi-Fi RTT.

Como pode ser usado

Com o sistema oferecendo uma localização mais precisa, é possível explorar uma série de opções que antes não era possível. Por comando de voz, por exemplo, será possível dizer ‘ligue esta luz’ e o app saberá em qual cômodo o usuário está para acender a lâmpada correta. Dessa maneira, o usuário pode automatizar tarefas domésticas com mais precisão.

O recurso também pode ser utilizado de outras formas, como navegação em ambientes fechados e estratégias de marketing. Basta o usuário ter um smartphone compatível com Android atualizado para que estes meios sejam acessíveis.

Quais modelos recentes de celular têm Android puro? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo