A Samsung revelou suas novas smart TVs da categoria QLED nesta quarta-feira (7). Quase um ano após detalhar os modelos Q9, Q8 e Q7, a fabricante realizou um evento em Nova York para apresentar as televisões premium que chegam com foco em usabilidade e fácil configuração – há, inclusive, controle de voz por meio da Bixby. Uma novidade é o "Modo Ambiente", que transforma a tela do aparelho em uma central de conteúdo para exibir informações, como notícias e clima, na tela desligada.

Além de lançar as smart TVs, a Samsung também aproveitou a conferência para apresentar o soundbar multidimensional N950. O aparelho chega com Dolby Atmos e tem promessa de som vibrante e poderoso. O lançamento está previsto março nos Estados Unidos. Não há informações de preço e nem data de desembarque no Brasil.

QLED TV linha 2018

As smart TVs QLED da Samsung têm como destaque o novo "Modo Ambiente". O recurso, que lembra a tecnologia de obras de arte da The Frame, exibe informações customizáveis na tela desligada da televisão. Segundo a fabricante, a proposta é deixar o aparelho funcional mesmo quando for desativado – é possível visualizar notícias, tráfego e condições climáticas, por exemplo. O televisor pode ainda tocar música ou exibir um papel de parede personalizado de acordo com a decoração da sala do usuário.

QLED TV Samsung (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Outra novidade está na "Conexão Única Invísivel", um cabo único de cinco metros que liga a TV aos dispositivos externos e à tomada. A tecnologia é capaz de passar dados AV de alta capacidade à velocidade da luz enquanto também trasmite energia

... . Assim, é possível pendurar a smart TV na parede sem expor um emaranhado de fios atrás da televisão.

As TVs Q8F e Q9F QLED contam com a tecnologia Direct Full Array (DFA), que promete imagens com cores e contraste de alta qualidade, graças a um painel com zonas de retroiluminação. O recurso tem ajusto automático e inteligente, com o objetivo de exibir tons pretos profundos e brancos puros.

QLED TV Samsung (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Fácil uso e compatibilidade com a Bixby

O usuário pode configurar as smart TVs por meio do app SmartThings, disponível para celulares Android e iPhone (iOS). O aplicativo deve facilitar e reduzir o tempo de instalação, além de ajudar a encontrar conteúdos na televisão. Além disso, o lançamento vem com o novo "Guia Universal" que promete tornar a navegação pelos conteúdos da televisão mais intuitiva.

A Samsung também detalhou como funciona a Bixby, sua assistente virtual, nos novos televisores. A plataforma de inteligência artificial permite que o usuário use comandos de voz para iniciar seus programas e filmes, além de controlar dispositivos compatíveis.

The Wall e novidades de áudio

Apresentada na CES 2018, a Samsung mostrou novamente a The Wall, que possui telão de 146 polegadas e tecnologia de tela modular com Micro LED. A novidade será comercializada para uso doméstico.

A fabricante também anunciou os soundbar HW-K950, HW-N650, HW-NW700 e VL550. Os produtos devem oferecer um som imersivo e prometem se adaptar aos diferentes tipos de usos de sistema home theater.

Vale lembrar que, na última quinta-feira (1), a marca mostrou ao TechTudo a Q6F, modelo 4K de 55 polegadas e certificado UHD. O aparelho promete ser o mais barato da linha QLED e desembarca no Brasil em meados de abril ou maio. Segundo a Samsung, a TV consegue alcançar 100% do volume de cor.

Em desenvolvimento...

*A jornalista viajou a Nova York a convite da Samsung

Qual é a melhor TV 4K? Veja dicas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo