O Google lançou nesta sexta-feira (2) o Song Maker, site que deixa qualquer pessoa criar sua própria música. A ferramenta pode ser útil para ensinar crianças e adultos a cololarem em prática conceitos de música. Trata-se de um sequenciador online muito simples, quem que o usuário define as notas e a batida para serem tocadas em sequência. Há vários tipos de instrumentos e até a voz pode ser inserida nas composições.

O Song Maker foi desenvolvido pelo Music Lab, iniciativa voltada para música do Chrome Experiment, que desenvolve aplicações para mostrar o potencial dos navegadores. Ele é gratuito e pode ser acessado tanto do computador quanto de um celular ou tablet.

Song Maker traz design simples e intuitivo (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)

O Song Maker (https://musiclab.chromeexperiments.com/Song-Maker/) traz 14 trilhas verticais e cada um corresponde a uma nota. Para começar as composições, basta arrastar o mouse ou o dedo (no caso do celular) para incluir um som. Na parte inferior, é possível inserir a batida: botão de cima pra som mais aberto, como a caixa, e o outro mais grave, como o bumbo de uma bateria.

É possível mudar o tipo de som, como piano ou cordas para as notas, ou bateria eletrônica e congas para o beat. Há uma opção que simula um sintetizador e também é possível modificar o tempo. Pelo microfone é possível inserir a voz, o som do próprio instrumento musical e até mesmo adicionar um teclado MIDI para ajudar nas composições.

... /p>

Ao finalizar, o novo compositor pode compartilhar sua canção através de uma URL específica ou direto no Facebook ou Twitter. Os amigos podem ajudar na criação fazendo modificações. Por enquanto, o download do arquivo de áudio não está disponível.

O Chrome Music Lab tem diversos outros aplicativos online. Pelo site (g.co/musiclab) é possível ter acesso a outros experimentos, como, por exemplo, um que ensina música através de desenhos geométricos. As ferramentas são criadas a partir da API Web Audio, uma biblioteca de códigos open source que leva diferentes formas de apresentar música aos navegadores atuais.

Via The Verge

Como trocar a música de toque no celular? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo