Em fevereiro, o WhatsApp para iPhone (iOS) ganhou um atalho para encontrar citações em grupos, uma forma mais rápida de achar mensagens em chats muito movimentados. O app também passou a permitir o uso de adesivos com horário e a localização em fotos enviadas entre contatos, da mesma forma como o Stories do Instagram.

Outras novidades também devem surgir em um futuro próximo, como a transferência de dinheiro e as chamadas de vídeo em grupo, recursos que estão em fase de testes. A seguir, veja um resumo com os destaques relacionados ao WhatsApp que chamaram a atenção no último mês.

WhatsApp testa uma série de novos recursos (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Atalho para citações e respostas

Encontrar uma mensagem na qual você foi citado em um grupo não era uma tarefa tão simples em meio a tantas conversas. Para solucionar este problema, a versão 2.18.22 do WhatsApp para iOS recebeu um atalho, um pequeno botão que leva direto para as respostas onde o usuário foi mencionado.

Para usar o recurso é bem simples. Após atualizar o WhatsApp para a última versão, um botão de '@' aparecerá ao lado direito das mensagens, quando houver uma citação não lida. O interessante é que ele aponta a quantidade de menções que passaram despercebidas, levando às mensagens de uma forma rápida e simples.

Como apagar mensagem depois do tempo limite

O recurso para apagar mensagens para todos os membros de uma conversa chegou ao WhatsApp em outubro de 2017. O recurso po

... de ajudar a evitar constrangimentos, como o envio de texto para contatos errados ou com algum tipo de erro. A função traz um tempo pré-determinado de sete minutos para que a mensagem seja excluída.

No entanto, o TechTudo ensina uma dica para apagar uma mensagem mesmo após o limite imposto pelo aplicativo. O truque fez sucesso entre os usuários no mês de fevereiro, e é feito por meio das configurações de hora e data do telefone. O procedimento funciona tanto no iOS quanto no Android e não requer a instalação de nenhum aplicativo extra.

Adesivos com localização e hora no iPhone (iOS)

O Facebook, dono do WhatsApp e do Instagram, tem compartilhado recursos que fazem sucesso entre os dois aplicativos. Foi assim com o Stories, que no WhatsApp virou Status. Em fevereiro, o mensageiro para iPhone recebeu outra ferramenta da rede social de fotos: os adesivos de localização e hora.

WhatsApp adiciona localização nas fotos (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

O tutorial preparado pelo TechTudo ensina como encontrar os novos adesivos. Eles podem decorar tanto a fotos enviadas para amigos quanto as do Status, que desaparece depois de 24 horas.

Como alternar entre chamada de vídeo e voz

O WhatsApp para iPhone agora permite a trocar entre ligações de voz e vídeo . A função chegou no início do ano no Android e foi liberada para os smartphones da Apple em fevereiro, na versão 2.18.22 do aplicativo. função evita que a chamada seja cancelada ao oferecer um atalho para alternar entre os dois tipos de ligação.

Descrição em grupos no WhatsApp Beta para Android e Windows Phone

O WhatsApp sempre está testando novos recursos e uma forma de estar sempre por dentro das novidades é baixar a versão Beta do aplicativo. Desta vez, nem mesmo o app para Windows Phone, sistema que tem cada vez menos usuários, ficou de fora.

Na versão de testes, o WhatsApp ganhou a descrição de grupos. A descrição fica disponível para qualquer usuário, podendo ser visualizada até mesmo por quem não foi efetivamento adicionado, ao receber o link de convite. A ideia é que seja feito um resumo sobre o propósito da sala, como as regras e seu objetivo.

Transferência de dinheiro em testes

WhatsApp utiliza verificação por SMS para validar transferência (Foto: Reprodução/iPhone Hacks)

A Índia é o primeiro país do mundo a contar com a possibilidade de transferência de dinheiro por WhatsApp. Por lá, o recurso já está em fase de testes com alguns usuários e conta com o apoio de quatro instituições financeiras, além de ter conseguido a regulamentação do governo local. O serviço chega para competir com outras soluções já implementadas no país, como o WeChat Pay. Por enquanto, ainda não há informações sobre a intenção do app levar o envio de valores para outros lugares

Fora da Índia, outros mensageiros têm função parecida, como o Facebook Messenger. O app de mensagens da rede social de Mark Zuckerberg permite a transferência de dinheiro nos Estados Unidos, até mesmo pelo PayPal. Aqui no Brasil, o Messenger testou a transferência de valores – apenas dólares – em 2017, em um trabalho conjunto com a TransferWise.

Conferência e stickers podem chegar em breve

Dois novos recursos bastante esperados também devem ser liberados em breve para o público. O site WABetaInfo descobriu pistas na versão de testes do WhatsApp indicando que o aplicativo deve permitir chamadas de vídeo em grupo, algo que faria o mensageiro bater de frente com o Skype.

Além disso, a versão beta também conta com stickers, função que o rival Telegram já traz. As figurinhas funcionariam da mesma forma como no Facebook Messenger, onde é necessário baixar pacotes de adesivos – inclusive, muitos disponíveis na versão de testes são herdados do mensageiro da rede social.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo