O V30S ThinQ, smartphone premium da LG em 2018, foi apresentado nesse último domingo (25) no Congresso Mundial de Mobilidade (MWC 2018), em Barcelona. O lançamento chega para suceder o LG V30, trazendo evoluções importantes como inteligência artificial, que funciona principalmente no reconhecimento de voz, e em conjunto com a câmera dupla do aparelho.

Com ficha técnica robusta, o V30S concorre com smartphones como o Galaxy S9 Plus, da Samsung, e o iPhone X, da Apple. O telefone deve começar a ser vendido na Coreia do Sul ainda em março, mas o preço não foi revelado. Também não há informações sobre a disponibilidade no Brasil.

LG V30S tem como destaque o uso de inteligência artificial na câmera (Foto: Divulgação/LG)

Câmera e inteligência artificial

Um dos maiores destaques do LG V30S é, sem dúvidas, a câmera dupla, que funciona com inteligência artificial para ajudar o usuário a fazer imagens ainda melhores. A tecnologia é aplicada por meio de três funções diferentes: a AI CAM, a QLens e o Bright Mode.

Com o AI CAM, o smartphone identifica os objetos que estão sendo enquadrados na imagem e sugere o uso de um entre os oito modos, como paisagem, comida e retrato. Usando a função mais indicada, é possível otimizar aspectos como cor, ângulo de visão, iluminação e saturação.

Já a função QLens vai um pouco mais além. Apontando a câmera para um produto, o smartphone mostra onde comprá-lo pelo menor preço, além de conseguir mostrar itens similares. Em testes feitos pelo site especializado em tecnologia The Verge, no e

... ntanto, o V30S se mostrou impreciso na hora de realizar essa tarefa. Com a função, ainda é possível pesquisar na internet objetos semelhantes ao enquadrado na câmera.

Quanto ao Bright Mode, a ideia é oferecer a possibilidade de fazer fotos claras e sem ruído, mesmo em ambientes escuros. Para isso, o smartphone não só identifica a quantidade de luz do ambiente para ajustar os níveis de luminosidade – como outros smartphones costumam fazer –, mas também utiliza algoritmos para clarear as imagens.

A câmera dupla do LG V30S é composta por sensores de 16 e 13 megapixels. O principal tem abertura f/1.6 e ângulo de 71º, enquanto o secundário, responsável pelas imagens de ângulo largo, tem f/1.9 e 120º. Na câmera frontal, a resolução é de 5 MP com abertura f/2.2 e 90º.

Desempenho

O hardware do LG V30S promete ser suficiente para rodar até as aplicações mais exigentes. Apesar de trazer o mesmo processador do seu antecessor V30, o Snapdragon 835, o telefone continua bastante potente. O diferencial entre as gerações está na memória RAM, passando de 4 GB para 6 GB, melhorando o desempenho na multitarefa.

O armazenamento passou de 64 GB e 128 GB para 128 GB e 256 GB (V30S+), com suporte a microSD de até 2 TB. Vale ressaltar que cartões de memória com esse tamanho ainda não estão disponíveis no mercado. Outra especificação que se manteve foi a bateria, de 3.300 mAh, com carregamento rápido (Qualcomm Quick Charge 3.0). O V30S ThinQ vem com o sistema operacional Android 8.0 (Oreo) de fábrica.

Uma novidade no V30S é o Voice AI, que permite executar aplicações e alterar configurações por meio de comandos de voz. O recurso de reconhecimento de voz mescla tecnologia proprietária da LG com o Google Assistant. A ideia é funcionar de maneira semelhante a Siri, da Apple, e a Bixby, da Samsung. A LG também espera integrar os comandos de voz com outros produtos da marca, como eletrodomésticos.

Design

Visualmente igual ao LG V30, o V30S tem corpo metálico, cantos curvos e traseira com laterais arredondadas. O celular não tem botões físicos na frente e o leitor de impressão digital está posicionado na parte de trás, abaixo das câmeras. Outra maneira de desbloquear o smartphone é através do reconhecimento facial.

O design inteiriço do LG V30S possibilita que seja à prova d'água e poeira, com a certificação IP68. O V30S se mostra fino e leve, com 151 mm de altura, 75 mm de largura e 7,3 mm de espessura, pesando 158 g. Ele chega ao mercado nas cores azul e cinza.

LG V30S pode ser encontrado nas cores cinza e azul (Foto: Divulgação/LG)

Tela

O painel OLED do V30S repete especificações de peso já vistas tanto no V30 quanto no LG G6. São 6 polegadas com resolução Quad HD+ (2880 x 1440 pixels), resultando em uma densidade de 538 pixels por polegada (ppi). O V30S traz bordas mínimas e a proporção 18:9, que é ideal para assistir a vídeos.

Com a tecnologia FullVision, a LG promete uma experiência mais imersiva no consumo de filmes e séries. Outra tecnologia disponível é o HDR10, capaz de reproduzir cores mais vibrantes, desde que o conteúdo exibido esteja nesse formato.

Ficha técnica do LG V30S ThinQ

  • Tela: 6 polegadas OLED FullVision com proporção 18:9
  • Resolução da tela: Quad HD+ (2880 x 1440 pixels) e 538 ppi
  • Resistência: certificação IP68
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 835
  • Memória RAM: 6 GB
  • Armazenamento: 128 GB (V30S) e 256 GB (V30S+)
  • Sistema operacional: Android 8 (Oreo)
  • Suporte a cartão de memória: Sim (até 2 TB)
  • Câmera traseira: dupla de 16 megapixels (f/1.6 e 71º) e 13 megapixels grande-angular (f/1.9 e 120º)
  • Câmera frontal: 5 megapixels (f/2.2 e 90º)
  • Tecnologias de inteligência artificial: AI CAM, QVoice, Bright Mode, AI Haptic, Google Assistant
  • Conectividade: Bluetooth 5.0 BLE, NFC, Wi-Fi 802.11 a, b, g, n, ac, USB-C
  • Bateria: 3.300 mAh (com carregamento rápido)
  • Dimensões: 151 x 75 x 7,3 mm
  • Peso: 158 g
  • Cores: azul e cinza
  • Lançamento mundial: 25.02.2018
  • Preço: indefinido
  • Início das vendas nos EUA: indefinido
  • Início das vendas no Brasil: indefinido

Com informações de The Verge

Qual o melhor celular intermediário? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo