As JBL Xtreme e Bose Soundlink 3 são duas caixas de som sem fio destinadas aos usuários que procuram alta qualidade de som. Apesar disso, há algumas diferenças importantes entre as especificações dos dois modelos. De um lado, a Xtreme oferece um preço sensivelmente mais baixo, resistência a respingos de água e uma série de recursos extras.

Do outro, a Bose Soundlink 3 apresenta um conjunto de quatro drivers e dois radiadores passivos para uma qualidade de som superior. No comparativo de ficha técnica a seguir, você descobre como as caixas de som poderosas se comparam. Saiba qual delas faz mais sentido comprar a partir do seu tipo de uso.

Design

Em termos de design, as duas caixas de som são bem diferentes. A Xtreme da JBL segue as linhas tradicionais da marca, com formato cilíndrico e grelhas que expõem a saída do som. Na Soundlink da Bose, o desenho é mais tradicional e tem linhas retrô que remetem a rádios antigos.

JBL Xtreme resiste a respingos (Foto: Divulhação/JBL)

A Xtreme mede 15 x 25 x 15 cm, enquanto as dimensões da Soundlink 3 são de 25,6 x 13,2 x 4,8 cm. No peso, a diferença é grande e a opção da Bose leva a vantagem. A JBL Xtreme tem 3,5 quilos e sua rival pesa menos da metade disso: 1,37 kg.

Qualidade de som

... 63.2414369256%;">

Soundlink 3 tem conjunto de quatro drivers, mas ausência de especificações divulgadas pela Bose torna difícil a comparação com a Xtreme (Foto: Divulgação/Bose)

Antes de comparar diretamente os dois produtos, é preciso ter em mente que a Bose não revela detalhes técnicos de seus produtos na mesma extensão que a JBL. Especificações importantes, como faixa de frequência e relação sinal-ruído, por exemplo, são omitidos pela marca norte-americana.

Apesar disso, considerando o que é público sobre a Soundlink e a Xtreme, é possível ter uma ideia de como ambas se comparam na qualidade de som. A caixa da Bose leva vantagem porque oferece quatro transdutores, contra dois da JBL. Os componentes produzem áudio no interior do equipamento e, em geral, quanto mais, melhor. Com isso, a Soundlink tende a ter uma capacidade superior de reproduzir nuances das músicas – com maior nível de detalhe e qualidade do som.

Outro ponto que dá vantagem à Soundlink 3 está na presença de dois radiadores passivos, contra um da JBL Xtreme. A característica tem como função enfatizar a reprodução de sons do tipo grave. Na Soundlink 3, portanto, a batida do baixo e da bateria devem ser mais pronunciadas.

Bateria

JBL Xtreme tem bateria grande que pode ser usada para carregar um celular (Foto: Divulgação/JBL)

Segundo a Bose, a Soundlink 3 pode operar por até 14 horas de uso sem necessidade de uma recarga.

Por isso, a Xtreme leva vantagem neste quesito. A JBL afirma que sua caixa pode funcionar por até 15 horas, dependendo do nível de volume usado na reprodução de música.

Recursos extras

A Xtreme da JBL é compatível com o JBL Connect, um aplicativo disponível para celulares Android ou iPhone (iOS) que permite combinar a reprodução de áudio de várias caixas de som da marca em uma única rede Bluetooth. Com isso, é possível criar um sistema de som poderoso.

Produto da Bose fica atrás da JBL Xtreme nos extras (Foto: Divulgação/Bose)

Além disso, a Xtreme é à prova de respingos de água e pode usar sua bateria de 10.000 mAh para recarregar smartphones via conexão USB. Uma ausência na caixa da Bose são botões para controlar a reprodução de som pela caixa – as ações de pular, pausar e continuar as músicas só podem ser realizadas por meio do celular. Outra vantagem da Xtreme é a possibilidade de atender chamadas telefônicas em viva-voz – recurso ausente na Bose.

A Soundlink 3, por outro lado, dispensa todas as funções extras. A caixa da Bose não é à prova d’água e, além de não poder ser usada como bateria externa, sequer pode ser carregada via microUSB. Para isso, você precisa conectar a fonte própria da Soundlink 3 na entrada de energia.

Uma possibilidade interessante da Soundlink envolve customização, desde que você adquira os capinhas de diversas cores oferecidas pela Bose. De resto, ambas permitem conexão com dispositivos USB e Bluetooth, além de saídas para fones de ouvido.

Preço

Os quatro drivers de som e dupla de radiadores passivos se manifestam no preço praticado na caixa da Bose, que está disponível no Brasil por cerca de R$ 2.425. Apesar disso, é possível você encontrar o produto por preços mais baixos nas mãos de importadores independentes.

A caixa da JBL tem valor bem mais baixo, embora não seja tão em conta: a top de linha pode sair por R$ 1.150, em média.

Custo-benefício

Se os preços fossem mais próximos, seria possível traçar um equilíbrio entre as duas caixas. Dessa forma, o ideal seria indicar a JBL para quem deseja usá-la na borda da piscina e a Bose para quem exige alta qualidade de som e dispensa um estilo de vida mais aventureiro.

Entretanto, o preço da Soundlink 3 é muito mais alto do que o da JBL Xtreme. Além disso, a ausência de ficha técnica completa divulgada pela Bose torna ingrata a tarefa de decidir por uma ou por outra. A Soundlink 3 promete boa qualidade de som, potência e clareza de reprodução. No entanto, é difícil justificar um preço que, no fim das contas, é praticamente o dobro do valor cobrado pela Xtreme.

Qual é a melhor caixa de som Bluethooth? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo