O YouTube, além uma forma de entretenimento, é ferramenta de trabalho para vários criadores de conteúdo por meio do YouTube Partner Program. Porém muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como funciona a monetização e como ganhar dinheiro fazendo vídeos para a plataforma.

No ínicio do mês de janeiro, o YouTube anunciou novos critérios de qualificação para o programa de parcerias com o objetivo de reduzir as inúmeras tentativas de burlar o sistema. A decisão definiu que os novos canais que quiserem iniciar a monetização vão precisar de, no mínimo, mil inscritos e quatro mil horas de visualizações nos últimos 12 meses. A regra também é válida para os canais já existentes, que poderão perder a monetização, caso não consigam cumprir as exigências.

Há diversas formas de gerar receita por meio do YouTube: exibição de anúncios no site; propagandas e cartões patrocinados que ficam sobrepostos ao vídeo que está sendo exibido; ou publicidade– pulável ou não – que aparece antes do vídeo iniciar. Agora que você já conhece as novas regras de monetização do YouTube, pode seguir o passo a passo abaixo para começar a ganhar dinheiro na plataforma.

Para monetizar um canal no site, é preciso seguir quatro passos. A seguir, explicaremos cada um deles detalhadamente.

Quatro passos para um canal do YouTube começar a gerar receita (Foto: Reprodução/Bárbara Fernandes)

1. Ler e concordar com os termos do Programa de Parceiras do YouTube

Passo 1. Faça login no YouTube. Em seguida, selecione o ícone da conta e clique em “Estúdio de Criação

... ”;

Ação de selecionar o ícone da conta no YouTube (Foto: Reprodução/Bárbara Fernandes)

Passo 2. No canto esquerdo da tela, selecione a guia “Canal” e, em seguida, a opção “Status e recursos”;

Ação de selecionar a opção “Status e recursos” no YouTube (Foto: Reprodução/Bárbara Fernandes)

Passo 3. Em “Geração de receita”, clique em “Ativar”;

Ação de ativar da monetização do canal no YouTube (Foto: Reprodução/Bárbara Fernandes)

Passo 4. Leia e aceite os termos do Programa de Parcerias do YouTube para continuar o procedimento.

Ação de aceitar os termos do YouTube (Foto: Reprodução/Bárbara Fernandes)

2. Crie uma nova conta do Google AdSense

Nessa etapa, você será redirecionado ao Google AdSense para vincular sua conta ou criar uma nova, caso ainda não tenha uma. Essa ação é necessária para gerar receita com seus vídeos e receber pagamentos

Passo 1. Forneça suas informações de contato, aceite os Termos e Condições e, em seguida, envie para o Google AdSense. Após finalizar o processo, você será redirecionado para o YouTube.

Preencha todos os dados solicitados para concluir sua inscrição no Google AdSense (Foto: Reprodução/Bárbara Fernandes)

3. Configure as preferências de geração de receita

Aqui, você irá definir quais tipos de anúncios deseja incluir em seus vídeos, além de ativar automaticamente a geração de receita para todos os seus filmes existentes e futuros.

Passo 1. Confirme que você quer gerar receita com todos os seus vídeos atuais e futuros. Em seguida, marque as caixas em “Formatos de anúncio” para escolher quais tipos de publicidade você quer mostrar. Depois, é só clicar em “Salvar”;

Ação de selecionar os formatos de anúncio no YouTube (Foto: Reprodução/Bárbara Fernandes)

4. Tenha o canal analisado

Passo 1. Quando seu canal alcançar os critérios de qualificação do programa, o YouTube irá analisar sua inscrição para garantir que sua atividade cumpre as políticas do Programa de Parcerias da companhia, além dos Termos de Serviço e as Diretrizes da Comunidade, que inclui regras de direitos autorais. Assim que o processo for concluído, você será informado.

Se seu canal não atingir os critérios de qualificação do YouTube, continue publicando vídeos (Foto: Reprodução/Bárbara Fernandes)

Agora é só continuar postando vídeos e divulgar ainda mais o seu canal.

Como divulgar canais do YouTube iniciantes? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo