Os celulares Zenfone 3 e Zenfone 4 são os primeiros da Asus a receber atualização para o Android 8 (Oreo). Alguns clientes já haviam atualizado o Zenfone 4 manualmente na última semana, mas, na segunda-feira (29), a fabricante liberou o update de maneira oficial, inclusive no Brasil. A novidade vale para as versões com processadores Snapdragon 630 ou 660. No caso do Zenfone 3, a mudança envolve as variantes com telas de 5,2 polegadas ou 5,5 polegadas.

Os primeiros na fila de update são os telefones de varejo, ou seja, vendidos em lojas tradicionais e não em lojas de operadoras. De acordo com a Asus, os Zenfones atrelados a planos da TIM são os próximos, com chegada do pacote prevista para breve. Segundo a empresa, outros smartphones das linhas Zenfone 3 e Zenfone 4 também receberão o software, mas as datas das próximas rodadas de atualizações não foram divulgadas.

Zenfone 4 (na foto) e antecessor Zenfone 3 começam a receber Android 8 no Brasil (Foto: Aline Batista/TechTudo)

A atualização do Android 8 deve chegar automaticamente aos usuários de Zenfone 3 e Zenfone 4. Se o usuário não receber a notificação, a recomendação é buscar pelo update manualmente no celular. Para isso, é preciso navegar até o menu "Configurações" > "Sobre o dispositivo" e "Atualização de Software".

Zenfone 3 e 4

A Asus lançou o Zenfone 4 no Brasil em outubro de 2017 junto com outros três variantes: Zenfone 4 Max, Zenfone 4 Selfie, Zenfone 4 Selfie Pro e Zenfone 4. O modelo tradicional, que não leva sufixo no nome, é o único

... que recebe o novo Android por enquanto.

O celular se encaixa na categoria de intermediário premium. Ele conta com câmera dupla na parte traseira (16 megapixels e 8 MP) e opções com processador Snapdragon 630 ou 660, além de memória RAM de 4 GB ou 6 GB. O armazenamento é de 64 GB, expansível via microSD de até 1 TB, embora ainda não existam cartões com essa capacidade. O modelo chegou ao Brasil por R$ 1.899.

O Zenfone 3 foi lançado um ano antes, em modelos com tela de 5,2 polegadas ou 5,5 polegadas. O celular oferece ainda opções de memória RAM de 3 GB ou 4 GB e armazenamento com 32 GB ou 64 GB. O modelo mais barato chegou ao país custando R$ 1.499.

Android 8

Versão mais atual do sistema do Google, o Android Oreo foi lançado em agosto, mas ainda está presente em apenas 0,7% dos dispositivos Android no mundo. A atualização promete forte melhoria de consumo de bateria, inicialização mais rápida e algumas novas funções.

Entre as novidades de recursos estão os canais de notificação, que agrupam alertas por categorias; o Picture-in-Picture (PiP), que minimiza apps em uma janela flutuante; e a conexão automática a redes Wi-Fi conhecidas mesmo com o recurso desligado.

Quais modelos recentes de celular têm Android puro? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo