O Google Assistente, inteligência artificial do Google que funciona como um assistente pessoal no celular, guarda o histórico de todas as consultas de texto e voz realizadas pelo usuário. Ao longo do tempo, o aplicativo mantém um compilado de dúvidas, deslocamentos, compromissos e uma série de outras informações que podem implicar em problemas de privacidade.

Os dados ficam guardados na nuvem do Google e tendem a refletir em outros serviços da empresa, mesmo que a função seja usada só em um aparelho. Veja como remover as pesquisas do Google Assistente.

Como remover uma pesquisa

Para excluir uma única pesquisa do Google Assistente, tenha ela sido feita por digitação ou voz, basta tocar na pergunta e manter pressionado até ver um menu flutuante. Em seguida, toque em “Excluir grupo” e confirme a escolha na janela pop-up.

Remova pesquisas individualmente no Google Assistente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como limpar o histórico completo

Passo 1. Há, ainda, como limpar totalmente as buscas realizadas no celular usando o programa. Primeiro, abra o Assistente, toque no menu de três pontos na parte superior e selecione “Configurações”. Depois, acesse o menu da nova tela e toque em “Minha atividade”.

... lass="content-media__image-centered">

Acesse o menu Minha Atividade do Google Assistente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. A nova página de configurações irá carregar no navegador do celular. Acesse mais uma vez o menu suspenso, mas agora selecione “Excluir por”. Você verá um filtro de data para as pesquisas realizadas no Google Assistente.

Acesse o filtro de data das pesquisas do Google Assistente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Toque em “Hoje” e selecione “Todo o período” na lista de datas a serem removidas do histórico do Google Assistente. Em seguida, vá em “Excluir”.

Remova o histórico completo do Google Assistente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Dê “Ok” no primeiro aviso e toque em “Excluir” para confirmar a solicitação. A partir daí o Google irá remover de forma definitiva todos os dados já enviados pelo Google Assistente no celular ou em qualquer outro dispositivo conectado à sua conta Google.

Confirme suas vezes para efetuar a exclusão do histórico do Google Assistente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como recuperar a conta do Gmail? Veja dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo