O aplicativo de transporte 99 recebeu uma série de mudanças nas versões para Android e iPhone (iOS). A principal delas está no uso da inteligência artificial, o que deve reduzir o tempo de espera entre o pedido e a chegada do carro em aproximadamente 20%. Além disso, o app passará a mostrar o valor da corrida em tempo real.

Alguns recursos já presentes no app da Uber também chegam à 99. Um deles é o "Preço Variável", que agora está liberado para todo o Brasil, com funcionamento semelhante à "Tarifa dinâmica" do rival. O compartilhamento de trajeto também passa a valer nas corridas da empresa. As novidades serão liberadas a partir desta sexta-feira (26), porém alguns usuários já estão recebendo a atualização em seus smartphones.

99 reduz o tempo de espera por corridas (Foto: Divulgação/99)

As mudanças marcam a chegada da DiDi Chuxing ao controle da 99. O grupo da China anunciou a compra do aplicativo no início de 2018, o que transformou a 99 no primeiro "unicórnio" brasileiro – nome dado no circuito de empreendedorismo à empresa que tem um valor de mercado acima de US$ 1 bilhão.

Valor em tempo real e descontos

Com a atualização, o app passa a mostrar em tempo real o valor de cada corrida. Desta forma, será possível visualizar de minuto a minuto o preço, evitando surpresas. Na prática é como se fosse um "taxímetro virtual".

Os descontos, por meio de códigos ou promoções, serão mais fáceis de identificar, já que a própria estimativa de preço, antes de solicitar um carro, virá c

... om o abatimento. O app também vai selecionar o melhor desconto de forma automática.

Nova versão do app da 99 selecionará melhores descontos automaticamente (Foto: Divulgação/99)

Mais segurança

O compartilhamento de trajeto chega ao app com a promessa de mais segurança. Será possível enviar para contatos a localização em tempo real enquanto estiver no trajeto. Assim, um amigo ou familiar poderá acompanhar todo o percurso online. Além disso, será possível conversar por meio de chat com o motorista que respondeu à corrida, evitando embarcar em carros por engano.

App da 99 permitirá conversar com motoristas (Foto: Divulgação/99)

O app também ganha uma central de ajuda que funciona 24 horas por dia. Por meio dela, o usuário poderá resolver questões como a perda de um objeto dentro do carro e fazer outras solicitações.

Preço variável

Assim como a tarifa dinâmica do Uber, o preço de corridas da modalidade 99 POP – com carros particulares – poderão variar conforme a demanda. A diferenciação de valor conforme a disponibilidade naquele horário já existia em algumas cidades, mas agora passa a valer para todas as localidades com oferta de 99 POP.

A diferença para o serviço da concorrente é que os usuários do app 99 terão a opção de pedir um táxi com valor tabelado dentro do mesmo aplicativo.

Mais opções para motoristas

Para os motoristas, a 99 incluiu um mapa onde é possível identificar áreas com maior demanda para ampliar os ganhos. Uma outra opção é o "Definir Destino". Com ela, o condutor poderá definir rotas específicas que tem preferência para pegar passageiros, como na ida e volta para casa, por exemplo.

Atualização

As mudanças estão disponíveis tanto para Android quanto para iOS. No entanto, em algumas regiões será preciso fazer o download de um novo aplicativo. Usuários das regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e da baixada de Santos basta apenas atualizar o app já instalado. Em outros lugares do Brasil, motoristas e passageiros deverão baixar o aplicativo Novo 99.

Cabify vs Uber: qual o melhor no Brasil? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo