O Skype é um comunicador da Microsoft com versões para vários sistemas operacionais, inclusive, o macOS. O aplicativo ganhou uma grande reformulação para computadores da Apple, trazendo um novo design, mais moderno e com maior velocidade no envio de mensagens e arquivos. O progama é grátis para baixar e continua sendo uma das melhores opções para fazer chamadas de vídeo, de voz, ligar para números convencionais (VoIP) e conversar com amigos usando texto. Veja no tutorial a seguir como baixar, instalar e usar as funções básicas do Skype no Mac.

Passo a passo ensina a baixar e usar o Skype no Macbook (Foto: Divulgação)

Como baixar

Passo 1. Baixe o Skype para Mac e obtenha na Mesa o instalador do programa. Dê um clique duplo para abrir o assistente de instalação. Em seguida, mova o app para a pasta "Aplicativos" do Finder.

... 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">

Mova o Skype para a pasta Aplicativos do Finder (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Acesse a pasta “Aplicativos” e execute o Skype pela primeira vez.

Acesse o Skype na pasta Aplicativos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. O macOS deverá exibir uma mensagem de alerta avisando que o Skype é um aplicativo baixado de fora da Mac App Store. Clique em “Abrir” para continuar.

Permita a execução do Skype no Mac (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Depois, conceda permissão para o Skype usar seus dados do Mac em “Permitir sempre”.

Conceda uma nova permissão ao Skype para começar a usar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como fazer login e começar a usar

Passo 1. Digite seu nome de usuário e senha do Skype.

Insira e-mail e senha do Skype (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. No passo seguinte, a Microsoft deverá exigir um código adicional para entrar no Skype. Escolha um dos métodos oferecidos para receber o código e acesse a conta.

Receba um código para entrar no Skype (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Nos primeiros passos do Skype, o app permite escolher logo de cara um entre dois temas para o programa: claro e escuro. Selecione e avance.

Escolha um tema do Skype (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Em seguida, cheque o funcionamento dos alto-falantes e do microfone. Em geral, é recomendado ativar a opção “Ajustar as configurações do microfone automaticamente”.

Configure os recursos de vídeo e voz do Skype (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como iniciar uma conversa

Passo 1. Depois dos primeiros passos, o Skype, enfim, mostra todas as suas conversas recentes e uma lista de contatos à esquerda. Ao abrir uma conversa, use os botões superiores para iniciar uma chamada de vídeo, de voz ou adicionar outra pessoa ao chat. Na parte inferior, clique nos atalhos para compartilhar emojis, arquivos e localização.

Faça chamadas de todo tipo e envie arquivos em conversas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Ao clicar no nome do contato, o Skype exibe informações sobre a pessoa e permite acionar funções rápidas. É possível, por exemplo, iniciar uma chamada de vídeo ou voz, criar um grupo ou ativar a função “Tradutor”, que realiza tradução simultânea da conversa.

Use a função de tradutor no Skype para Mac (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como configurar

Passo 1. Apesar de você já ter configurado os recursos de voz e vídeo do Skype na instalação, é possível personalizar o programa em outro menu. Clique no ícone de “três pontinhos” na parte superior e escolha “Configurações do aplicativo”.

Acesse as configurações do Skype no Mac (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Ative ou desative notificações de chat e sons. É possível também habilitar os emoticons grandes característicos do Skype.

Ajuste notificações e outras opções do aplicativo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Clique na sua foto de perfil para obter um panorama geral da conta. Veja o crédito disponível e clique em “Crédito e assinatura” para recarregar. Os créditos, vale lembrar, servem para realizar chamadas para telefones fixos e celulares.

Veja seus créditos no Skype (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Skype parou de funcionar: como resolver? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo