A Samsung estuda interromper o fornecimento do adaptador de USB-C para USB-A que costuma incluir nas caixas de celulares mais modernos. De acordo com o portal SamMobile, o lançamento mais recente da companhia, Galaxy A8 2018, não inclui mais o acessório. Até então, o pequeno conector era oferecido em todos os celulares que têm o novo padrão de USB. Seu objetivo é permitir o uso de carregadores e cabos não-oficiais.

Sem o conversor, usuários não podem usar fios com ponta micro-USB (um dos tamanhos de USB-A), que ainda são maioria no mercado. A novidade abre caminho para que a Samsung abandone o adaptador na caixa de próximos lançamentos, como no aguardado Galaxy S9.

Adaptador USB-C para USB-A pode deixar de acompanhar celulares da Samsung (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Procurada pelo TechTudo, a Samsung Brasil informou que “todos os smartphones com entrada USB-C lançados no mercado brasileiro contam com o adaptador USB-A na caixa”. No entanto, não há previsão da chegada ao país do Galaxy A8 2018, o primeiro sem o conector.

Funcionalidades do adaptador

Celulares como o Galaxy S8 – este sim à venda – vêm com cabo USB que conta uma ponta diferente, chamado USB-C. O novo padrão é conversível, ou seja, não tem uma direção específica de encaixe, mas não é compatível com a maioria dos cabos existentes. Isso faz com que usuários tenham que levar o carregador (ou ao menos o cabo) original consigo caso desejem ligá-lo na tomada ao longo dia. Por isso, o adaptador tende a ser uma alternativa: em emergências, o acessório per

... mite conectar qualquer cabo micro USB convencional no celular.

Modelos como o Galaxy S8, S8 Plus e Note 8 são alguns que já vêm com entrada USB-C de fábrica. No entanto, não são os primeiros. A Samsung lançou o Galaxy Note 5 em 2015 já com o novo formato e, em 2017, fez o mesmo com a linha A 2017 (A5 2017 e A7 2017). Por outro lado, celulares mais baratos da linha J, como o Galaxy J5 Pro, ainda não trazem o USB mais moderno. A tendência é que a mudança em modelos mais básicos ocorra logo, possivelmente já em 2018. Uma novidade parecida vem acontecendo em aparelhos de outras fabricantes, como Motorola e LG .

Adaptador permite usar cabos micro USB convencionais em celulares com USB-C (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Essa é a primeira grande alteração em conectores de celulares Android, mas o mesmo já foi visto algumas vezes no iPhone. No lançamento do iPhone 5, a Apple mudou a conexão de 30 pinos para o padrão Lightning, usado até hoje. Atualmente, a empresa abandonou a porta tradicional para fones de ouvido analógicos. Modelos como o iPhone 7, iPhone 8 e iPhone X só permitem encaixar fones comuns na entrada do celular por meio de adaptador – que ainda é oferecido na caixa.

Como descobrir o que o Google sabe sobre mim? Veja no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo