Adicionar widgets ao iPhone (iOS) é uma dica para facilitar o acesso a aplicativos ou para ver informações direto na Central de Notificações sem precisar abrir um app. Programas como o Waze, o Google Maps e o Apple Maps permitem adicionar rotas frequentes, verificar o trânsito no momento ou até ver as linhas de ônibus mais próximas. Com o widget do Yahoo! Tempo, você pode verificar a temperatura de forma prática, sem precisar esperar o app abrir.

Caso você use o celular para fazer anotações, o widget do Evernote agiliza o registro e o do Copied permite que qualquer informação copiada seja colada e salva direto na Central de Notificações. Por fim, o Google Agenda te deixa sempre atualizado com lembretes dos seus compromissos. A seguir, veja seguir todas as facilidades que os widgets desses apps trazem para a rotina do usuário de iPhone.

Veja os melhores widgets para iPhone (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Google Maps/Waze/Apple Maps

Esses três aplicativos de mapas têm recursos semelhantes nos widgets, mas o Google Maps se destaca, fornecendo mais opções. São cinco possibilidades: Google Local Guides, Trânsito, Rotas, Tempo de Viagem e Partidas do Google.

Na aba de trânsito, é exibida uma imagem da região em que o usuário está, mostrando os níveis de congestionamento representados nas cores verde, laranja e vermelha. Já o "Rotas do Google" funciona como um atalho: basta tocar sobre ele e a opção para inserir uma rota será aberta no app. Em "Google Lo

... cal Guides", shoppings, restaurantes ou outro estabelecimento comercial nas proximidades do usuário aparecerão direto no widget, dando as opções para avaliar ou adicionar uma foto do local. Se o usuário utilizar a ferramenta, ele estará contribuindo para atualizar as informações sobre locais já existentes nos mapas do Google.

O widget "Tempo de Viagem" também funciona como um atalho. O usuário deve clicar para ver a duração do trajeto mais curto para um local e, a partir daí, há a possibilidade de iniciar uma rota. Ele ainda permite alternar a forma de pesquisa entre as opções de transporte particular e público. Já em "Partidas do Google" é possível descobrir locais próximos onde haja transporte público disponível. Dependendo do momento, o widget também exibe linhas de ônibus e em quanto tempo elas irão chegar a determinado ponto.

O trânsito é exibido em tempo real em um dos widgets do Google Maps. À direita, as três opções de widgets disponíveis para o Apple Maps. (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

O Apple Maps apresenta três opções: adicionar linhas favoritas, mapas por perto e destinos no mapas. Salvar linhas favoritas permite que o usuário obtenha informações de incidentes, atrasos ou qualquer imprevisto naquela rota diretamente no widget. Já em "Mapas por perto", é possível buscar um local, como um restaurante, um posto de gasolina, ou clicar sobre as recomendações que o próprio app disponibiliza, dependendo da localidade. Em "Destinos", é possível programar locais frequentes e também as rotas para eventos agendados.

No caso do Waze, está disponível apenas a função de adicionar atalhos para rotas favoritas, como casa, trabalho ou outra de sua escolha. Clicando sobre o atalho de uma dessas opções, o app é aberto para que você defina a rota que quer salvar.

Yahoo! Tempo

O widget do Yahoo! Tempo dá destaque às informações de temperatura e condição do tempo do momento (ensolarado, parcialmente nublado, etc), acompanhada das temperaturas mínima máxima para o dia. Do lado direito, estão as mínimas e máximas para os períodos do dia que ainda estão por vir (por exemplo, "Tarde" e "Entardecer", se a consulta é feita pela manhã). No fundo, é apresentada uma foto do local em que o usuário está, o que dá um toque de personalização a esse widget.

O widget do Yahoo! se destaca com as fotos de fundo, e o do Launcher agiliza o acesso a até sete apps. (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

Launcher

O Launcher poderia ser considerado o widget dos widgets, porque a sua função é criar atalhos para aplicativos ou ações que o usuário mais executa. Com a versão gratuita do app, é possível adicionar até sete atalhos de aplicativos ao widget do Launcher. Além dos apps em si, o usuário pode configurar um atalho para uma ação dentro do app, como ligar para algum número de telefone específico, acessar um determinado site ou uma música.

Na versão gratuita do app, é possível adicionar atalhos de contato, aplicativo, música ou página da web. As opções de adicionar um atalho especial e de fazer uma pasta de atalhos demandam o upgrade do programa. A versão Pro permite a criação de um número ilimitado de atalhos no widget do Launcher, além da criação de ícones para serem exibidos em dias da semana, horários e locais específicos.

Evernote

O widget do Evernote permite adicionar rapidamente uma anotação ao app. Tocando em "Mostrar Mais", é possível acessar algumas notas salvas. Ficam disponíveis também atalhos para pesquisar uma anotação e para cada formato de nota que o app permite criar: texto, foto e lembrete.

Copied

No caso desse app, é possível colar uma informação copiada de qualquer aplicativo ou site diretamente no widget, e também salvá-la ou descartá-la. Tocando sobre o conteúdo copiado, é possível entrar no app para editá-lo, copiá-lo novamente e apagá-lo.

Enquanto no widget do Evernote o usuário cria lembretes, notas e fotos, no Copied pode colar direto no widget as informações copiadas. (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

Google Agenda

O widget do Google Agenda exibe metas, eventos ou lembretes agendados para o decorrer do dia e para o dia seguinte. Além do nome da entrada, o widget exibe o horário e o símbolo do tipo de compromisso, que indica se é evento, lembrete ou meta.

É necessário tocar no widget do Google Agenda para atualizar e exibir os eventos agendados no app. (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

Vale a pena comprar o iPhone 7 com preço mais barato nos EUA? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo