Computadores rodando o velho Windows 7 começaram a apresentar desde o último domingo (3) um problema no sistema de atualizações com o código de erro 80248015. No fórum Microsoft Answers, vários usuários relatam a mesma situação. Os PCs que ainda não atualizaram para o Windows 10 estão sem acesso ao Windows Update, impedindo o download de pacotes de segurança e outras correções de bugs. A Microsoft ainda não se pronunciou sobre o incidente.

Usuários de WIndows 7 relatam erro no Windows Update, impedindo atualizações (Foto: Divulgação/Microsoft)

O Windows 7 ainda está dentro do calendário de suporte estendido, com previsão de atualizações críticas até janeiro de 2020. No entanto, ao buscar por novas atualizações no Windows Update, o computador exibe a mensagem de erro “Atualmente, o Windows Update não pode verificar atualizações, porque o serviço não está sendo executado”.

Segundo o Computer World, uma das possíveis causas da falha é um erro no sistema que controla o calendário de atualizações estendidas da Microsoft. Embora ainda restem dois anos de suporte, o registro do Windows 7 chamado “ExpiryDate” consta hoje como vencido. Se essa for confirmada como a origem do problema, a solução pode ser simples e deve chegar a qualquer momento.

Solução temporária

Até que a solução oficial seja liberada pela Microsoft, é possível alterar manualmente a data e hora do Windows 7 nas configurações do sistema op

... eracional como medida paliativa. Segundo relatos de usuários no fórum Microsoft Answers, mudar o calendário do computador para antes de 12 de março de 2017 faz o Windows Update voltar a funcionar e baixar novas atualizações de software.

Vale lembrar que, após baixar as atualizações pendentes, é importante retomar a hora atual correta para evitar problemas de certificado inválido ao acessar sites da web e outros certificados digitais.

Por que você tira o Windows Update do automático? Comente no Fórum.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo