O aplicativo Canva agora está disponível para Android e permite criar posts e capas para páginas do Facebook pelo celular. O programa é gratuito e oferece modelos editáveis, onde é possível alterar imagens, cores e frases em poucos toques. Dessa maneira, o usuário pode personalizar completamente o exemplo original, criando peças com aparência profissional.

No tutorial a seguir, o TechTudo ensina o passo a passo de como criar posts e imagens de capas do Facebook com o app Canva.

Tutorial mostra como criar imagens para post e para capa de Facebook com o app Canva (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Criando posts para Facebook

Passo 1. Na tela inicial do app, procure os modelos de montagens "Facebook Post" e toque em "See All". Em seguida, escolha um modelo de sua preferência.

... 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">

Tela inicial do app Canva (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Toque na área da imagem de fundo do tema escolhido e permita que o aplicativo tenha acesso às fotos do Android.

Opção para permitir que o Canva use fotos do celular em montagens (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. Selecione a imagem que deseja usar para ver como ela fica no modelo. Depois, toque duas vezes sobre a frase do tema para editá-la.

Opção para alterar a imagem em uma montagem do app Canva (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 4. Digite uma frase personalizada. Você pode alterar a fonte com as opções do app. Depois, toque na parte preta da tela de edição e em "Filtros", para escolher a tonalidade que preferir.

Opção para adicionar filtros em uma imagem para post do Facebook criada no app Canva (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 5. Toque em "Share" para finalizar a edição. Na janela seguinte, escolha a opção "Facebook".

Opções de compartilhamento para uma foto editada no app Canva (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 6. Permita que o aplicativo tenha acesso ao Facebook e, na janela de compartilhamento, defina seu post . Por fim, toque em "Publicar".

Opção para compartilhar no Facebook uma imagem editada no app Canva (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Criando uma imagem de capa para uma página ou perfil do Facebook

Passo 1. Na tela inicial do app, toque na opção "See All" ao lado de "Facebook Cover" e escolha um dos modelos para editar.

Opções de modelos para foto de capa do Facebook no app Canva (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Toque na imagem de fundo do modelo e, na janela seguinte, toque na foto do celular que deseja usar na montagem para ver como ficará o resultado.

Opção para usar uma imagem do celular em um modelo de capa para perfil ou página do Facebook no app Canva (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. Dê dois toque na frase do modelo para editá-la. Para continuar, toque na parte preta da tela de edição. Em "Filtros", escolha a tonalidade que mais lhe agrada para a imagem de fundo.

Opção para editar texto e usar filtros em uma imagem para capa de perfil ou página do Facebook criada no app Canva (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 4. Para esse exemplo, escolha a opção "Fazer upload no Fotos". Em seguida, confirme a ação tocando em "Fazer upload".

Opções de compartilhamento para uma foto de cada para o Facebook criada com o app Canva (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 5. Siga para seu perfil no Facebook usando o aplicativo da rede social em seu celular e toque na opção "Editar" em sua foto de capa atual. Em seguida, escolha "Carregar foto".

Opção para subir uma foto de capa para o Facebook criada no app Canva (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 6. Selecione a imagem que criou, ajuste na pré visualização da capa e toque em "Salvar" para finalizar.

Opção para subir para o Facebook uma foto de capa criada com o app Canva (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Use a dica para criar posts e capas criativas para seu Facebook usando o app Canva para Android.

Qual é o melhor app gratuito para editar fotos? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo