The Last of Us é um jogo de ação da produtora Naughty Dog, lançado em 2013 para PS3 e remasterizado em 2014 para PS4. Em apenas uma semana, vendeu mais de 1,3 milhão de cópias e foi aclamado pela crítica. Vencedor de mais de 200 prêmios de Jogo do Ano, o título conta a história de sobrevivência de Joel e Ellie anos após uma epidemia ter destruído a maior parte da civilização humana.

Para chegar nesse incrível resultado, muitas histórias rolaram nos bastidores do game, que começou a ser produzido em segredo e quase teve seu anúncio prejudicado por um easter egg esquecido! Quer saber mais? Então conheça 10 curiosidades sobre The Last of Us.

Produção 'top secret'

Após a conclusão de Uncharted 2: Among Thieves, a Naughty Dog dividiu seus funcionários em duas equipes: uma para trabalhar na continuação da aventura de Nathan e outra para desenvolver um novo jogo, que viria a ser The Last of Us.

Essa equipe trabalhou em segredo por dois anos e a ideia inicial era fazer o grande anúncio antes do lançamento de Uncharted 3: Drake's Deception. Para manter os fãs empolgados com a novidade, os desenvolvedores decidiram colocar um easter egg em Uncharted 3. Posteriormente, a Sony acabou adiando o anúncio, mas o easter egg nunca chegou a ser removido! Por sorte, a referência passou despercebida e a gafe não atrapalhou o anúncio oficial.

Quer saber de qual estamos falando? Logo no começo de Uncharted 3, Nathan é atacado em um bar. Ao explorar o local, é possível encontrar um artigo de jornal que diz "cientistas ainda estão lutando para entender fungo mortal".

Easter egg foi colocado em Uncharted 3 como um teaser para The Last of Us (Foto: Repr

... odução)

E por falar em easter egg...

A produtora não economizou nas referências aos seus outros títulos! O mesmo bar que Nathan está logo no começo de Uncharted 3 também é visitado por Joel em The Last of Us. O nome do estabelecimento, "O'Sullivan's Irish Pub", é referência ao personagem Victor Sullivan, grande parceiro de Nathan. E tem mais! Quando Joel e Ellie estão em uma loja de brinquedos, é possível ver jogos de tabuleiro e brinquedos de Uncharted e outras franquias da produtora, como Jak and Daxter.

Mesmo bar é cenário de The Last of Us e Uncharted 3, dois jogos da Naughty Dog (Foto: Reprodução)

Inspiração para a história

The Last of Us foi inspirado em diversas produções similares, sendo a principal delas um episódio do documentário da BBC "Planet Earth" (2006), que apresentou os cordyceps, fungos parasitas capazes de transformar insetos e artrópodes em "zumbis". Já os cenários do game foram parcialmente inspirados no livro "O Mundo Sem Nós", de Alan Weisman, que fala sobre o que aconteceria com o mundo se os humanos desaparecessem, e na série "The Walking Dead". Em entrevista, o diretor do jogo, Neil Druckmann, revelou que a relação entre Ellie e Joel foi baseada em sua própria experiência em se tornar pai.

Cenários de The Last of Us foram inspirados em outras produções pós-apocalípticas (Foto: Reprodução)

Ellie ... Page?

Após o lançamento do primeiro trailer de The Last of Us, o público achou a aparência física de Ellie muito similar à da atriz Ellen Page. Isso levou os desenvolvedores a ajustar o visual da personagem, acrescentando até uma cicatriz na sobrancelha. Coincidentemente, na mesma época, Ellen Page era a estrela de outro título, Beyond: Two Souls.

The Last of Us: Aparência inicial de Ellie foi considerada muito similar à da atriz Ellen Page (Foto: Divulgação / Sony)

Uma grande vilã

É claro que um enredo complexo como o de The Last of Us teria que passar por diversas mudanças até finalmente chegar ao seu modelo final. A maior delas foi na história de Tess. Originalmente, a personagem foi projetada para ser a vilã principal. Nessa versão, Tess teria um irmão morto em fogo cruzado com os militares, enquanto ela e Joel levavam Ellie para fora da zona de quarentena. Ela culparia Joel pela morte do irmão e, durante o resto do jogo, perseguiria os dois.

Inicialmente, Tess seria a grande vilã de The Last of Us (Foto: Divulgação / Sony)

Sincronia total

Não é à toa que a música do game se encaixa perfeitamente com todos os momentos. A trilha sonora foi composta simultaneamente com a produção para que tudo ficasse em perfeita sincronia.

Ellie já foi salva pelo Capitão América

Ok, não exatamente, mas a atriz Ashley Johnson (a Ellie) também interpretou a garçonete que é salva pelo Capitão América no filme "Os Vingadores: The Avengers".

Atriz que interpretou Ellie em The Last of Us também teve papel no filme 'Os Vingadores' (Foto: Divulgação / Marvel)

Pressão na divulgação

A Naughty Dog foi pressionada por executivos a alterar as artes que davam mais destaque à Ellie e colocar Joel na frente como único protagonista. Isso tudo por acreditar que uma menina na capa poderia prejudicar as vendas. A produtora não só recusou o pedido, como também exigiu que mulheres fizessem parte da equipe de testes.

Executivos pediram que imagens de divulgação dessem mais destaque a Joel em The Last of Us (Foto: Divulgação / Sony)

The Last of Us ao vivo

Para comemorar o lançamento da versão remasterizada para PS4, a Sony realizou um evento especial para fãs, em Santa Monica, Califórnia, que incluiu uma apresentação ao vivo de cenas importantes do game com os atores principais. Ficou curioso para ver o resultado? É só dar o play (a apresentação começa a partir do minuto 50)!

Nada de continuações!

Originalmente, The Last of Us não teria uma continuação. O jogo foi desenvolvido com um roteiro fechado e finalizado para que nenhuma brecha fosse criada. A Sony, inclusive, deu diversas entrevistas afirmando que o game não teria uma continuação. O resultado dessa história foi:

Quais suas melhores (ou piores) experiências em The Last of Us? Comente no Fórum TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo