Descobrir quando a TV analógica acaba na sua cidade é interessante para se programar e receber o sinal digital. As frequentes mudanças no cronograma para o encerramento da televisão analógica têm causado muitas dúvidas. É comum as pessoas não saberem ao certo quando o antigo sinal vai parar de funcionar e, com isso, adiarem a troca de aparelho ou a compra do conversor.

A boa notícia é que o site Seja Digital, responsável pela migração do sinal analógico para o digital, possui uma ferramenta de consulta do prazo final por localidade. Dessa forma, o usuário pode verificar a data correta sem correr o risco de estar olhando um arquivo já desatualizado. Confira a seguir como descobrir quando a televisão analógica será desligada na sua localidade.

Passo 1. Acesse o site Seja Digital. O portal identifica sua localidade e mostra, no centro da tela principal, o prazo para que a TV analógica seja desligada. No caso de São Paulo, que já teve o sinal desativado, é exibida a mensagem de que a cidade tem sinal de TV 100% digital. Para consultar outras localidades, clique no botão "Alterar";

Botão para alterar cidade de consulta do sinal de TV digital (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Selecione o estado (UF) e a cidade que deseja consultar. Em seguida, pressione "Entrar";

... iv>

Seleção de estado e cidade para nova consulta (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Note que o prazo para o fim da TV analógica foi atualizado. Na cidade selecionada (Belo Horizonte), falta um dia para o desligamento do sinal antigo;

Prazo para encerramento da TV analógica atualizado conforme a cidade (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Repita a operação sempre que quiser descobrir quando a TV analógica será desligada em determinada cidade. Quando o prazo estiver longe, o site Seja Digital informará a data exata.

Cidade com prazo longo para o fim da TV analógica (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Como instalar corretamente a antena da TV? Comente no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo