As redes Wi-Fi s?o cada vez mais comuns no nosso dia a dia, e todo mundo fala sobre elas, seja na hora de instalar um roteador em casa ou perguntar a senha em algum restaurante. Mas voc? sabe como funcionam as redes sem fio? Confira nossa mat?ria e entenda tudo sobre essa tecnologia.

Dobre a capacidade de armazenamento do seu MacBook com TarDisk

Descubra como funciona a tecnologia Wi-Fi (Foto: Reprodu??o)

A hist?ria do Wi-Fi

A Internet sem fio, ou wireless, surgiu ao final da d?cada de 90, quando os primeiros computadores com alguma portabilidade come?aram a conquistar um n?mero significativo de seguidores. Hoje, elas s?o extremamente populares. O Wi-Fi, por sua vez, ? um tipo de wireless desenvolvido para a cria??o de redes locais de computadores, smartphones e videogames, usando roteadores.

Wi-Fi significa ?Wireless Fidelity?, nome que foi dado em alus?o ? express?o ?Hi-Fi? (High Fidelity), usada pela ind?stria fonogr?fica nos anos 50. O termo foi registrado pela Wi-Fi Alliance, mas de tornou muito popular e ? dado a qualquer tecnologia WLAN (Wireless Local Area Network).

Como funciona

As redes Wi-Fi fazem uso de ondas de r?dio comuns para transmitir as informa??es de Internet, assim como acontece com a televis?o, r?dio e celular, por exemplo. Essas redes funcionam atrav?s de ondas de r?dios transmitidas por meio de um adaptador, o roteador, que recebe os sinais, decodifica e os emite a partir de uma antena, sendo a parte principal do Wi-Fi. Por isso, escolha bem qual roteador ir? comprar.

Os sinais de Internet emitidos pelos roteadores podem chegar via cabo, linha telef?nica ou ondas de r?dio, como ? o caso do ?3G?, at? os aparelhos que suportam essa tecnologia. Para que um dispositivo tenha acesso a esses sinais, ? preciso que esteja dentro do ?hotspot?, ou seja, dentro de um determinado raio de a??o.

Escolha bem na hora de comprar seu roteador Wi-Fi (Foto: Divulga??o/D-Link)

A troca de informa??es acontece em uma das duas frequ?ncias dispon?veis pelos governos, a de 2.4 GHz ou a de 5GHz. Quanto mais alta a frequ?ncia, maior tamb?m a capacidade do sinal carregar um alto n?mero de informa??es. Mas, afinal, como esses dispositivos se comunicam?

Comunica??o entre os dispositivos

A comunica??o entre os dispositivos conectados na rede Wi-Fi ? feita atrav?s do protocolo 802.11, que possibilita a eles reconhecerem as informa??es uns dos outros. Esse protocolo apresenta varia??es, a, b, g e n.

Conecte seus dispositivos atrav?s da rede Wi-Fi (Foto: Reprodu??o/Andr? Sugai)

O 802.11b tem um custo mais baixo que os demais, utiliza uma frequ?ncia de 2.4 GHz e velocidade de at? 11 megabits por segundo. J? o 802.11a transmite as informa??es na faixa 5GHz com velocidade de at? 54 megabits por segundo, sendo considerado mais eficiente que o modelo anterior, por ter melhor frequ?ncia e velocidade quase cinco vezes mais r?pida.

Seu smartphone n?o conecta a rede Wireless? Comente no F?rum do TechTudo.

A vers?o 802.11g ? bem mais r?pida do que a ?b?, apesar de usar a mesma frequ?ncia de 2.4GHz. Isso acontece porque ela usa a mesma t?cnica do padr?o ?a? de divis?o do sinal para evitar interfer?ncias, alcan?ando os mesmos 54 megabits por segundo. Este mo

... delo ? o mais encontrado no mercado atualmente. J? o padr?o 802.11n ? o mais novo e foi criado com o objetivo de aumentar tanto o alcance como o sinal de transmiss?o e tem limite de at? 140 megabits por segundo.
Nova tecnologia Wi-Fi da Samsung promete conex?o acima dos 4 Gbps (Foto: Divulga??o/Samsung)

H? ainda a?previs?o de lan?amento em 2015 do novo padr?o, 802.11ad, da Samsung, que anunciou em outubro de 2014 o desenvolvimento da tecnologia de Wi-Fi de 60GHz.

Vantagens e como usar

Agora que voc? j? sabe como as redes Wi-Fi surgiram, como funcionam e como se comunicam, pode estar se perguntando quais as vantagens de usar esse tipo de tecnologia de rede. A vantagem principal ? a capacidade de permitir que computadores e outros dispositivos possam transmitir dados entre si sem a necessidade de fios ou cabos.

Para ter um melhor aproveitamento da sua rede Wi-Fi, confira nossas dicas de como posicionar o roteador e outras t?cnicas para otimizar a conectividade da sua rede sem fio.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo