O iPhone (iOS) tem um recurso nativo que bloqueia as notificações do celular. A função, batizada de Não Perturbe, é útil para evitar distrações das redes sociais durante o trabalho ou impedir que o telefone toque ou vibre durante à noite, atrapalhando o seu sono. No iOS 11, o sistema também é capaz de detectar quando o usuário está dirigindo e desativa as notificações automaticamente.

Veja, no passo a passo a seguir, como configurar e usar o modo Não Perturbe no iPhone. Vale lembrar que algumas funcionalidades apresentadas no tutorial estão disponíveis apenas na última versão do sistema da Apple – o iOS 11, que é compatível com os celulares lançados a partir de 2013, com exceção do iPhone 5C.

Como configurar

Passo 1. Acesse as configurações do iOS e toque em "Não Perturbe".

Acesse as configurações do Não Perturbe (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Para configurar um horário de silêncio, ative o item "Agendado" e toque sobre a opção abaixo para definir a hora de início e desligamento do "Não Perturbe". Dessa forma, diariamente, durante o horário configurado, o recurso será ativado e você não será incomodado. A função é ideal para ser usada durante a noite.

... ontainer" style="padding-bottom: 86.0431654676%;">

Configurando agendamento do Não Perturbe (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Na opção "Silenciar", você pode escolher se deseja silenciar as notificações apenas quando o iPhone estiver com a tela desligada ou sempre. Nesse último caso, mesmo se você estiver usando o aparelho, as notificações serão silenciadas.

Configurando quando o iPhone será silenciado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Toque sobre "Permitir" para escolher quais ligações você gostaria de receber. A opção "Todos" permite que qualquer um ligue; "Ninguém" silencia todas as ligações; e "Favoritos" permite ligações apenas de contatos favoritos da sua agenda. Confira como adicionar e gerenciar os contatos favoritos do iOS.

Permitindo ligações durante o modo Não Perturbe (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Caso queira, é possível permitir o toque de c importantes mesmo enquanto o Não Perturbe estiver ativado. Basta marcar a opção "Ligações Repetidas". Dessa forma, o iPhone não silenciará uma segunda ligação do mesmo número em menos de três minutos.

Permitindo ligações repetidas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. O item "Não perturbe ao dirigir" permite silenciar as notificações se você estiver dirigindo. Para configurá-lo, toque em "Ativar" e escolha se você quer que o recurso seja habilitado automaticamente com base no seu movimento, ao se conectar a um acessório Bluetooth ou manualmente.

Configurando o Não Perturbe ao Dirigir (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 7. Você também pode configurar respostas automáticas quando estiver dirigindo. Para isso, toque em "Resposta Automática Para" e selecione um grupo de contatos. Logo abaixo, em "Resposta Automática", é possível editar a mensagem de resposta automática.

Configurando resposta automática (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Como ativar manualmente

Você também pode ativar manualmente o modo Não Perturbe e o Não Perturbe ao Dirigir. Antes, porém, é necessário adicionar o atalho à nova central de controle do iPhone. Para isso, siga os passos abaixo.

Passo 1. Acesse as configurações do iOS e toque em "Central de Controle". Em seguida, toque em "Personalizar controles".

Abra as configurações da central de controle (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Deslize a tela até a seção "Mais controles" e toque sobre o botão "+", à esquerda de "Não Perturbar ao Dirigir".

Adicionando atalho para o modo não perturbe ao dirigir (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Agora, para ativar ou desativar o recurso, basta deslizar o dedo da borda inferior da tela em direção ao centro para abrir a Central de Controle e tocar sobre o ícone da meia lua para ativar o modo Não Perturbe. O Não Perturbe ao Dirigir pode ser ativado usando o ícone do carro.

Ativando modo Não Perturbe manualmente (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Aproveite as dicas para configurar Não Perturbe e evitar distrações durante o seu trabalho ou quando estiver dirigindo.

iOS 11 está com problema de armazenamento no iPhone 6S? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo