Os jogos das Tartarugas Ninjas estão entre nós desde 1989, quando saíram os primeiros títulos dos carismáticos quelônios com nomes de pintores renascentistas. De lá para cá, foram inúmeras versões e muita coisa bizarra apareceu no meio.

Talvez influenciado pelas versões para arcades, de longe os mais famosos da franquia, a maioria dos jogos das Tartarugas são do tipo beat'em up, que tem como arquétipo títulos como Double Dragon e Final Fight. Ou seja, é andar e bater. No entanto, os games desta lista fogem muito desse padrão.

Teenage Mutant Ninja Turtles (DOS)

A versão para PC de Teenage Mutant Ninja Turtles tem um buraco intransponível (Foto: Reprodução/Scary-Crayon)

Lançado em 1990 para PC (DOS), esse game é baseado no primeiro título para NES das Tartarugas Ninja. Sendo assim, ambos compartilham o estilo de jogo, em que os personagens percorrem labirintos em telas de visão lateral.

Com mais elementos de aventura que os títulos mais famosos dos TMNT, esse game já é um tanto bizarro. Mas o que faz da versão para PC ser ainda mais esquisita é o fato de os gráficos terem sido "melhorados" para monitores EGA. Tudo ficou mais colorido, porém, de um jeito estranho: Rockstead, por exemplo, ganhou uma coloração vermelha viva, que o deixa mais parecido com um dragão.

O tiro de misericórdia, no entanto, está no fato de que, tendo o jogo sido refeito, não converteram direito uma fase, criando um buraco impossível de pular. Ou seja, você não consegue terminar o game sem usar cheat codes.

Teenage Mutant Ninja Turtles (portátil)

... >

Tartarugas Ninjas também teve uma versão em minigame portátil (Foto: Reprodução)

Em 1989, quando se falava em jogo eletrônico, as pessoas logo imaginavam um NES – aliás, Nintendo era sinônimo de videogame nos Estados Unidos. Isso não impediu a Konami de lançar minigames de bolso, com tecnologia similar à dos Game & Watch, sucesso no começo da década de 80.

Era tudo muito simplório para um mundo que já conhecia Super Mario Bros. 3, lançado no Japão em 1988. Mais minigames avulsos foram lançados nos anos seguintes, até 1997.

Teenage Mutant Ninja Turtles - Tournament Fighters

Teenage Mutant Ninha Turtles: Tournament Fighters teve versões para SNES, Mega Drive e NES (Foto: Reprodução/EmuParadise)

Na década de 90, Street Fighter II tomou de assalto a cena dos games. Todos queriam uma fatia da nova mania dos games de luta. A mesma coisa aconteceu com as Tartarugas Ninja, que ganharam títulos desse gênero para SNES, Mega Drive e NES. Embora com os mesmos nomes, cada console tinha um sistema e elenco próprios.

Teenage Mutant Ninja Turtles: World Tour

Tartarugas visitam Stonehenge em Teenage Mutant Ninja Turtles: World Tour (Foto: Reprodução/Mobygames)

Não se trata exatamente de um jogo, mas sim uma versão para computadores dos livros de colorir. Como o nome diz, os desenhos mostram os ninjas em várias localidades famosas do mundo, como o Stonehenge. Saiu para PC e para vários computadores da década de 1980 e 1900.

Teenage Mutant Ninja Turtles: Manhattan Missions

Teenage Mutant Ninja Turtles: Manhattan Missions é uma versão pouco conhecida exclusiva para PC (Foto: Reprodução/Best Old Games)

Lançado exclusivamente para PC em 1991, Manhattan Missions lembra o primeiro jogo das Tartarugas para o NES. No entanto, o tom é bem mais sombrio – é baseado mais nos quadrinhos do que no famoso desenho animado dos anos 80 – e o estilo de jogo é bem similar ao Prince of Persia clássico.

Levando em conta que os jogos de TMNT são conhecidos pela ação e pancadaria, é estranho ver que esse é um game mais estratégico, tendo que administrar o tempo de ação e descanso dos personagens. Nesse game, o jogador tem 48 horas para encontrar e eliminar o Destruidor.

Teenage Mutant Ninja Turtles: The Ninja Tribunal

Teenage Mutant Ninja Turtles: The Ninja Tribunal lembra as versões clássicas de Final Fantasy (Foto: Reprodução/Mob.org)

E se as Tartarugas Ninjas virassem um RPG japonês 2D ao estilo de Final Fantasy II? É o que faz The Ninja Tribunal (2009), um game para celular feito em Java. Nesse jogo, se explorava um mapa e as batalhas eram por turnos. The Ninja Tribunal ganhou uma continuação chamada The Shredder Reborn.

Teenage Mutant Ninja Turtles: Smash-Up

Detalhe de Leonardo em Teenage Mutant Ninja Turtles: The Ninja Tribunal (Foto: Reprodução/Giant Bomb)

Essa é outra vez que os TMNT seguiram uma tendência. Produzido pela Ubisoft, Smash-Up teve participação de um time que trabalhou em Super Smash Bros. Brawl. Não é coincidência que os jogos se pareçam tanto.

Trata-se de um game de luta com controles simplificados, mas cujas plataformas são grande parte da estratégia, uma vez que derrubar o adversário para fora da arena é condição para vitória. Desenvolvido para Wii e PlayStation 2, aceita até quatro jogadores.

Teenage Mutant Ninja Turtles: Rooftop Run

Teenage Mutant Ninja Turtles: Rooftop Run é um game para celulares (Foto: Divulgação/Nickelodeon)

Este é um game do tipo "corrida infinita", um estilo que ficou famoso com Canabalt. Aqui, o personagem escolhido corre automaticamente, cabendo basicamente ao jogador pular e atacar os inimigos. Há também fases com veículos, no qual se deve escolher em qual das três pistas ficar. Tem versões para Android e iPhone (iOS).

Teenage Mutant Ninja Turtles: Training Lair

O próprio jogador vira protagonista em Teenage Mutant Ninja Turtles: Training Lair (Foto: Reprodução)

Os jogos para Kinect, acessório de câmera lançado originalmente para o Xbox 360, eram, no mínimo, diferentes. Teenage Mutant Ninja Turtles: Training Lair não fugiu à regra. Neste game, a imagem do jogador é exibida na tela e nas mãos se materializam uma das armas das Tartarugas Ninja. Com elas, deve-se destruir caixas de pizza e outros objetos que aparecem no cenário.

Teenage Mutant Ninja Turtles: Battle Match

As Tartarugas quebram a cabeça em Teenage Mutant Ninja Turtles: Battle Match (Foto: Divulgação/Nickelodeon)

Pelo jeito, as produtoras experimentaram de tudo para colocar as Tartarugas Ninjas nos games. Lançado para Android e iPhone (iOS), Battle Match traz uma mecânica de jogos de quebra-cabeça, no qual se deve ligar mais de três peças iguais. Quanto maior a sequência, mais forte é o golpe que o personagem dá contra o oponente.

Teenage Mutant Ninja Turtles: The Way of the Warrior

Teenage Mutant Ninja Turtles: The Way of the Warrior é composto de um console próprio com minigames (Foto: Reprodução/TMNT Toys)

E para o grand finale, selecionamos esse console plug & play da Tech 2 Go e Zombie Studio que tem o formato de casa oriental com as quatro Tartarugas em cima. No centro, há uma esfera que abriga uma câmera.

O funcionamento é bem mais simples que os jogos de Kinect; na verdade, os minigames lembram aqueles do EyeToy, uma câmera que foi lançada para o PlayStation 2. A embalagem mostra cinco minigames, todas são variações de um mesmo tema.

A imagem do jogador aparece no centro da tela e, em uma das modalidades, deve-se usar as mãos (ou qualquer parte do corpo) para derrotar os membros do Clã do Pé. Em outra, aparecem umas tábuas para quebrar. Enfim, tudo muito simples, tudo muito chato.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo