O aplicativo de notas da Apple, presente no iPhone, iPad e iPod Touch, uma função útil para quem gosta de fazer anotações no papel: a possibilidade de escanear documentos usando a câmera do celular, que estreou na atualização do iOS 11. O arquivo pode ser convertido em PDF e enviado para a nuvem. Existe ainda a sincronização com outros dispositivos, como Macs, desde que estejam conectados à mesma conta iCloud.

Se você já instalou o iOS 11, confira como usar o scanner do app Notas no smartphone da Apple. A funcionalidade está disponível para os aparelhos lançados a partir de 2013, com exceção do iPhone 5C, atualizados com a última versão do sistema operacional.

Passo 1. Abra o aplicativo de Notas e clique sobre o botão no canto inferior direito da tela para criar uma nova nota. Em seguida, toque sobre o ícone de mais (+).

Crie uma nova nota no iPhone com iOS 11 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Toque novamente sobre o botão de mais (+) e, no menu que aparece, selecione "Escanear Documentos".

... 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">

Abra o scanner do app no iPhone com iOS 11 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Aponte a câmera para o documento que você quer escanear e toque sobre o botão de captura. Caso queira, você pode arrastar os cantos para ajustar o enquadramento da imagem. Feito isso, toque em "Manter Escaneamento".

Escaneando um documento no iPhone com iOS 11 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. O aplicativo retornará para a câmera para que você possa adicionar mais páginas. Se não tiver mais nada para acrescentar, clique em "Salvar". O arquivo escaneado, então, será inserido na nota. Toque sobre ele para abrir.

Salve o documento escaneado no iPhone com iOS 11 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Em seguida, toque sobre o botão de compartilhamento, no canto superior direito da tela, para enviar o documento escaneado por e-mail, WhatsApp e outras redes sociais. Você também pode usar a opção "Criar PDF" para fazer anotações.

Compartilhando arquivo escaneado no iPhone com iOS 11 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Toque sobre o botão de lápis, no canto superior direito da tela, para fazer anotações. Quando terminar, toque novamente no mesmo ícone para fechar as ferramentas de anotações.

Fazendo anotações no documento no iPhone com iOS 11 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 7. Use o botão de compartilhamento, no canto inferior esquerdo da tela, para enviar o arquivo em PDF por e-mail, WhatsApp e outras redes sociais.

Compartilhando documento em PDF no iPhone com iOS 11 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Aproveite as dicas para escanear documentos rapidamente no iPhone sem precisar instalar nada.

iOS 11 está com problema de armazenamento no iPhone 6S? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo