O iPhone ganhou uma nova forma de assinar documentos após a atualização para o iOS 11. A ferramenta Arquivos, disponível também para usuários de iPad, inclui no sistema a opção de inserir assinaturas em documentos de forma nativa. Sendo assim, arquivos como memorandos, currículos de trabalho e relatórios podem ser assinados pelo iPhone sem ter que instalar um aplicativo para realizar essa tarefa.

Confira, no passo a passo a seguir, como assinar, salvar e compartilhar documentos no iPhone usando o novo app Arquivos do iOS 11.

Passo 1. Abra o aplicativo Arquivos e siga para o local onde está o documento que deseja assinar.

Caminho para acessar uma pasta do app Arquivos no iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Acesse a pasta e abra o documento que deseja assinar.

... 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">

Opção para abrir um documento no app Arquivos do iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. Toque no ícone de lápis no canto superior direito da tela. Em seguida, clique no ícone "+" no canto inferior direito e escolha a opção "Assinatura".

Caminho para ativar as opções para assinatura de um documento no app Arquivos para iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 4. Use o dedo para fazer a assinatura acima da linha indicada. Você pode refazer a assinatura a qualquer momento tocando na opção "Limpar". Quando estiver satisfeito, toque em "OK". Na janela seguinte, arraste a assinatura para o local do documento onde ela deve constar e toque em "OK".

Ação para criar e salvar uma assinatura em um documento do app Arquivos para iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 5. Para enviar o documento assinado, volte para a pasta onde ele está armazenado e toque sobre ele. Em seguida, clique no ícone de compartilhamento no canto inferior esquerdo da tela.

Caminho para visualizar as opções de compartilhamento de um documento assinado pelo app Arquivos do iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 6. Escolha uma das opções para enviar seu documento assinado para um destinatário.

Opções de compartilhamento de um documento assinado com o app Arquivos do iPhone (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Use a dica sempre que precisar dar vistos e assinar documentos digitalizados.

Como assinar documentos no iPhone com o app Arquivos do iOS 11 (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Como voltar para o iOS antigo no iPhone? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo