O Skyscanner é um dos aplicativos mais populares para quem procura planejar a próxima viagem pelo celular. Disponível para celulares Android e iPhone (iOS), o programa reúne ferramenta de busca por passagens, hotéis e aluguel de carros e, recentemente, ganhou novas funções para facilitar a pesquisa pelo destino ideal.

Na nova aba "Explorar", o app organiza sugestões de viagens curtas e longas, com cidades perfeitas para levar crianças, curtir em casal ou aproveitar festas sozinho. Conheça as novidades do app e saiba como usá-lo para aproveitar promoções e viajar gastando pouco.

Skyscanner: aplicativo ajuda a planejar viagem (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Comprar passagens

Passo 1. O Skyscanner possui uma aba "Explorar" que organiza destinos em categorias como “Viagens de fim de semana” e “Melhores ofertas por mês”, entre outras. Toque em “Explorar ofertas em destaque” e conceda permissão para o aplicativo obter sua localização. Depois, escolha uma das categorias.

... 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">

Selecione o tipo de busca por passagem no Skyscanner (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. O app exibe uma lista de locais organizada por país. Em cada item, você logo confere o preço da passagem mais barata estimada para o período buscado.

Escolha um destino no Skyscanner (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Escolha um destino para ver o detalhamento dos preços de passagem ao longo dos dias. Toque no menu “Tipo de viagem” para mudar o período de viagem. É possível refinar a pesquisa para mostrar só passagens de fim de semana e outros períodos personalizados.

Defina o período de viagem no Skyscanner (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Por padrão, o Skyscanner ordena os resultados a partir do preço mais baixo. Selecione um voo para conhecer os detalhes (duração, escalas e comodidades do avião, entre outros). Ao final, toque em “Ver promoções” no rodapé para acessar o site da companhia aérea e finalizar a compra.

Selecione uma passagem no Skyscanner (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Alerta de preço de passagem de avião

Se você não comprar imediatamente a passagem, o Skyscanner oferece uma maneira simples de criar um alerta de preço, que avisa quando há voos baratos.

Passo 1. Volte à tela inicial do app e veja o seu histórico de pesquisa na parte inferior. Abra o cartão e, em seguida, toque no pequeno ícone de sino para expandir o menu de alertas. Selecione “Criar” para ser avisado sobre passagens com preço mais baixo do que o comum.

Crie um alerta de preço no Skyscanner (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Outra medida importante é acessar as configurações no menu lateral e ativar a opção “Lembrar meus filtros”, que evitam retrabalho na hora de uma nova pesquisa para a mesma viagem.

Salve os filtros de busca no Skyscanner (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Reserva de hotéis

Com a passagem comprada, é possível usar o Skyscanner para encontrar hotéis para se hospedar.

Passo 1. Acesse a ferramenta de busca de hotéis, digite o destino e as datas no formulário e toque na lupa para começar a buscar.

Pesquise por hoteis no Skyscanner (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. O Skyscanner exibe quartos disponibilizados por vários sites de reserva diferentes, incluindo acomodações residenciais no estilo Airbnb. Toque em “Ordenar e filtrar” para abrir um painel de filtros de pesquisa. Lá, você pode definir o preço que deseja pagar e a quantidade média de estrelas dadas em avaliações de quem já se hospedou.

Encontre hoteis, pousadas e casas por vários preços no Skyscanner (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Na visualização de mapa, acessada no botão superior à direita, o Skyscanner exibe a localização aproximada da hospedagem na cidade selecionada.

Pesquise por hospedagens no mapa do Skyscanner (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Selecione uma acomodação e veja os preços e as unidades disponíveis em serviços como o Booking. Toque no botão "Ir para o site" para finalizar a reserva.

Selecione o hotel e finalize a reserva no Skyscanner (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Aluguel de carros

O mesmo tipo de busca está disponível para reserva de carros em várias cidades do mundo. O Skyscanner reúne ofertas de diferentes sites e permite buscar e reservar pelo celular.

Passo 1. Acesse a ferramenta de busca de carros e digite destino e datas de aluguel. Se você tiver mais de 25 anos de idade, é importante marcar a opção “Motorista tem +25 anos” para expandir a seleção de veículos disponíveis.

Busque por aluguel de carros no Skyscanner (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. A lista de carros mostra detalhes como modelo, características e acessórios do automóvel. Você também vê o preço e uma média de avaliações de outros usuários do app. Abra o anúncio para ver mais informações e toque em “Ir para o site ” para finalizar a reserva no site da locadora.

Escolha o veículo e alugue no site da locadora pelo Skyscanner (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O Skyscanner é gratuito e não exibe anúncios no celular. O app está disponível para Android e iOS e é, inclusive, compatível com o mais recente iOS 11.

Qual o melhor app que você tem no seu celular? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo