Pontos de restauração no Windows podem ocupar muito espaço de armazenamento no disco rígido do seu computador com o sistema da Microsoft. Para isso não gerar problemas, o sistema operacional oferece uma opção para excluir rapidamente esse tipo de arquivo, exceto os criados recentemente. A opção não fica evidente, o que dificulta seu uso. Veja no passo a passo como excluir pontos de restauração do sistema no PC.

Descubra como excluir pontos de restauração no Windows 10 (Foto: Edaldo Brito/TechTudo)

Vale lembrar que o procedimento abaixo é focado no Windows 10, mas também funciona em versões mais antigas do sistema, e esse recurso apaga apenas os pontos de restauração mais antigos.

Passo 1. Abra o Explorer e clique com o botão direito do mouse na unidade principal do computador. No menu que será exibido, clique na opção "Propriedades";

... AAAAAAAAAAAAEQEUH/2gAIAQIBAT8BuBf/xAAdEAEAAgICAwAAAAAAAAAAAAABAhEAEAMxUWGB/9oACAEBAAY/AqbLfOFTn93xk5B6ciCd7//EABsQAAICAwEAAAAAAAAAAAAAAAERABAhYZFB/9oACAEBAAE/IUvK4kbchF4yG2e24wekN1EBv//aAAwDAQACAAMAAAAQ4M//xAAWEQEBAQAAAAAAAAAAAAAAAAABERD/2gAIAQMBAT8Qoi5//8QAFhEBAQEAAAAAAAAAAAAAAAAAARBB/9oACAECAQE/EBBhP//EABwQAQEAAgIDAAAAAAAAAAAAAAERACExQRBxwf/aAAgBAQABPxC8MJLgIUOxsSzCiItvlZQLMmTNyfwBer6uOP6T5/P/2Q==">

Acessando as propriedades unidade do Windows (Foto: Edivaldo BritoTechTudo)

Passo 2. Na janela de propriedades da unidade, clique no botão "Limpeza de Disco";

Clicando na opção "Limpeza de Disco" (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 3. Na janela "Limpeza de Disco", clique no botão "Limpar arquivos do sistema";

Acessando a opção "Limpar arquivos de sistema" (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 4. Em seguida, clique na guia "Mais Opções";

Clicando na guia "Mais Opções" (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 5. Na guia "Mais Opções", clique no botão "Limpar..." que fica na seção "Restauração do sistema e cópias de sombras". Quando aparecer a pequena janela questionando se você quer apagar os pontos de restauração, confirme clicando no botão "Excluir".

Excluindo pontos de restauração no Windows (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Windows 10 com problemas no Explorador de Arquivos: o que fazer? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo