O aplicativo de Contatos do Google para Android ganhou funções que visam melhorar o visual e a gestão da agenda do celular. A principal mudança é implementação de um sistema de sugestões que mostra pessoas para adicionar e mesclar rapidamente com um toque.

Além disso, há um redesenho na interface para agilizar ações como ligações, mensagens de texto, chamadas de vídeo e envio de e-mail. Os recursos chegam em uma atualização já disponibilizada para download no Brasil via Google Play Store, que leva o app à versão 2.2.

Google Contatos tem nova interface com atalhos no Android (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Sugestões

O aplicativo Contatos ganha uma função herdada de outros apps do Google, como o Google Fotos. O programa passa a exibir uma tela exclusiva para sugestões, que incluem uma série de ações para organizar a agenda. Entre as recomendações, estão a importação de contatos do chip, adição de números chamados frequentemente e obtenção de informações novas descobertas sobre pessoas já cadastradas no aparelho.

... 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">

Gooogle Contatos sugere mesclagem de duplicatas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Uma das ações com maior potencial de utilidade no dia a dia é a mesclagem de contatos. Embora sempre fosse possível combinar registros duplicados no celular, pela primeira vez o aplicativo permite realizar a tarefa rapidamente com um toque. A função, vale lembrar, já existia no Google Contatos acessado via navegador.

Novo visual

O Google aplicou algumas mudanças pequenas, porém importantes de interface no app. A mais relevante é na tela do contato, que volta a exibir uma foto grande no topo. Segundo a empresa, muitos usuários pediram pelo retorno da imagem em tamanho maior, que estampa, mais uma vez, boa parte da primeira tela ao abrir mais detalhes sobre uma pessoa na agenda.

Google Contatos volta com foto grande no topo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Logo abaixo da imagem, há quatro novos atalhos para ligar, mandar mensagem, iniciar chamada de vídeo ou mandar e-mail à pessoa. Antes, os botões ficavam somente ao lado de cada detalhe do registro, como números de telefone e endereços de e-mail – esses ícones permanecem, resultando em dois meios de falar com alguém rapidamente pelo app Contatos.

De maneira geral, a tela de um contato está mais organizada e funcional. É possível ir direto ao Google Maps com um toque no endereço, além de obter informações empresariais hierarquizadas em um card separado. O usuário ainda pode escolher quais grupos de contatos aparecem na listagem geral, personalizando a visualização ao ocultar conjuntos inteiros de pessoas.

Quais modelos recentes de celular têm Android puro? Veja no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo