O aplicativo do Gboard para iPhone (iOS) foi atualizado com uma função que permite criar GIFs para enviar em apps de bate-papo e redes sociais usando o teclado do Google. O usuário pode gravar até três segundos de vídeo e, posteriormente, inserir textos e desenhos à mão livre nas imagens. Em seguida, tudo é convertido em um GIF animado e pode ser compartilhado em aplicativos como Facebook, Twitter, Messenger e WhatsApp.

Veja, no tutorial a seguir, o passo a passo de como usar a novidade para criar seus próprios GIFs no Gboard para iPhone. Vale ressaltar que é necessário ter a última versão do teclado instalada – veja as dicas sobre como atualizar os aplicativos do seu celular.

Gboard permite criar GIFs usando o teclado; saiba como (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Passo 1. Abra o Gboard e toque sobre o botão de emojis, no canto inferior esquerdo do teclado. Em seguida, clique em "GIF" e, na aba “Meus GIFs”, toque em “Crie um GIF“.

... 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">

Acesse a galeria de GIFs do Gboard (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Caso seja a primeira vez que você está usando o recurso, o aplicativo pedirá acesso à câmera. Toque em “OK” para permitir. Agora, é só segurar o botão de captura para gravar um vídeo de até três segundos.

Gboard para iPhone: permita que o app acesse a câmera e faça a gravação (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Após realizar a gravação, você pode adicionar textos e desenhos à mão livre. Para isso, use as ferramentas no canto superior direito da tela. Quando terminar, toque sobre o botão de envio, no canto inferior direito.

Gboard para iPhone: você pode adicionar textos e desenhos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. O GIF, então, será copiado para a área de transferência do celular. Para usá-lo, toque sobre o campo de texto e, por fim, em “Colar”.

Gboard para iPhone: enviando um GIF pelo Gboard (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Os GIFs que você cria ficam salvos automaticamente na galeria do Gboard. Sempre que você quiser usá-los, basta acessar a aba "Meus GIFs" e tocar sobre a animação desejada para copiá-la.

Gboard para iPhone: animações criadas ficam salvas na galeria (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Aproveite as dicas para criar GIFs divertidos no Gboard e enviar para os seus amigos nas redes sociais.

Como resolver falha no teclado virtual do celular? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo