O Rock in Rio 2017 começou na última sexta-feira (15) e o Google Maps liberou alguns recursos para ajudar o público a chegar à Cidade do Rock. Com o app, é possível ver as alterações no trânsito e interdições feitas nas ruas do Rio de Janeiro, para planejar o melhor caminho. Também é possível ver rotas de transporte público, como metrô e BRT.

Além disso, ao chegar ao Parque Olímpico, o usuário pode visualizar o mapa interno completo, indicando banheiros, área de alimentação e lazer. Quer economizar internet 3G/4G no celular? Não se preocupe: é possível baixar os mapas para acesso offline. Veja, no tutorial a seguir, todas as dicas de como ir ao Rock in Rio com o Maps para Android ou iPhone (iOS).

Google Maps mostra como chegar ao Rock in Rio (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Como chegar no Rock in Rio: veja alterações no trânsito e interdições na via

Passo 1. Para começar, abra o Google Maps no celular e busque por "Parque Olímpico do Rio de Janeiro".

... 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">

Faça a busca pelo Parque Olímpico do Rock in Rio pelo Google Maps no celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Em seguida, selecione "Mais Informações", na base da tela. Note que serão exibidas as informações sobre o Rock in Rio. Toque no card que indica a data e horário da atração do dia.

Veja mais informações do trânsito devido ao Rock in Rio (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Para descobrir as alterações no trânsito pela cidade e ao redor do Parque Olímpico, selecione "Ver interdições de via". Note que, no topo da tela, há um mapa indicando as faixas com placas de interditadas em vermelho. Na base, há uma listagem de todas as vias com bloqueio por causa do evento e faixa de horário.

Descubra quais vias estão interditadas na cidade e no Parque Olímpico (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Buscar por melhores rotas para o Rock in Rio

Passo 1. O Maps também permite encontrar opções de rotas e caminhos mais rápidos, com diferentes meios de transporte, para chegar ao Parque Olímpico. Para isso, abra o Google Maps e faça novamente uma busca por "Parque Olímpico do Rio de Janeiro". Em seguida, toque em "Rotas".

Encontre rotas para chegar ao Rock in Rio pelo Google Maps (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Será aberta uma tela com um mapa central e opções de transporte no topo, em abas separadas para "carro", "ônibus/metrô/trem", "caminhada", transporte privado ou até de bicicleta. Nos transportes, há ainda indicação de tempo estimado e valor gasto. Para o Rock in Rio foram planejados transportes exclusivos e até compra antecipada de bilhetes.

Encontre trajetos com diferentes transportes, tempo e preço no caminho para o Rock in Rio (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Chegando no Rock in Rio: ver mapa interno

Passo 1. O Google Maps já atualizou o mapa com dados sobre o novo espaço do Rock in Rio. Assim, é possível descobrir pelo celular onde ficam os banheiros, local de alimentação e entretenimento. Para isso, busque no Maps por "Parque Olímpico do Rio de Janeiro".

Faça a busca pelo Parque Olímpico do Rock in Rio pelo Google Maps no celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Selecione o botão de "Mais informações" e toque no card com o dia do evento do Rock in Rio.

Veja mais informações do trânsito devido ao Rock in Rio (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Por fim, toque no botão de "Ver Mapa". Basta dar zoom no mapa, usando os dois dedos como pinça para aproximar os espaços do Parque Olímpico e ver todos os detalhes.

Veja o mapa local do Parque Olímpico no Rock in Rio (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Baixar mapa offline

Passo 1. Conectado a uma rede Wi-Fi, faça a busca por "Parque Olímpico do Rio de Janeiro" e selecione "Mais informações".

Busque por mais informações sobre o Parque Olímpico do Rio de Janeiro no Google Maps (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Toque no botão de "Download", no topo direito, e selecione a área para baixar. A dica é enquadrar mais do que o espaço do Rock in Rio, para você ter esse acesso completo à região, caso precise durante o deslocamento. Confirme em "Download". O arquivo será baixado no celular: garanta que o aparelho tenha o espaço indicado para guardar os dados.

Faça o download para acesso offline da região no Google Maps (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Para acessar esse mapa sem internet, vá até a tela inicial do Google Maps e abra o menu lateral do app. Selecione "Mapas offline". Em seguida, toque na região baixada, neste caso, a Barra da Tijuca.

Encontre a região baixada nos mapas offline do Google Maps pelo celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Selecione o mapa em destaque no topo da tela. Agora, basta ampliar a área do Parque Olímpico para ver os detalhes do local.

Veja o mapa do Rock in Rio baixado no celular pelo Google Maps (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Qual melhor app concorrente do Waze e Google Maps? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo