PES 2018 é o novo game da clássica série de futebol da Konami. Já disponível para PC, PlayStation 3, PS4, Xbox 360 e Xbox One, o jogo refinou tanto seu visual como diversos sistemas de gameplay, entre eles o popular modo MyClub, que possui interface e recursos inéditos. Confira o tutorial completo com dicas e aprenda a dominá-lo:

O que é o MyClub

Enquanto o rival FIFA aposta no modo Ultimate Team, a série da Konami continua aprimorando o MyClub, modo de jogo que consiste na criação de sua própria equipe para disputar partidas online e offline contra a CPU.

Embora o modo possua um sistema inconveniente de microtransações, é possível construir um belo time sem desembolsar um centavo sequer de dinheiro real. As dicas seguintes ensinam as melhores formas de obter e utilizar a moeda virtual do game.

PES 2018: no MyClub você cria seu elenco como quiser (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Some pontos

Há duas moedas correntes em PES 2018. As mais raras, de ouro, são obtidas ao cumprir tarefas bem específicas, indicadas no menu do canto inferior esquerdo do MyClub como “Conquistas do MyClub”. Fique sempre de olho por lá para arrecadar um bom dinheiro.

Bem mais comuns, as moedas “G” são somadas praticamente o tempo todo, em qualquer modo de jogo. Realizar um drible, marcar gols de diferentes formas, customizar personagens... praticamente toda tarefa imaginável agracia o player com um aviso de que centenas de pontos foram somados. Então, divirta-se!

... ontent-media__image-centered">

PES 2018: disputar partidas rende moedas virtuais (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Entrosamento em alta

No menu principal, a aba de maior interesse deve ser a tela “Gerenc. de Time”, na qual é possível customizar toda a sua escalação. Sua meta é contratar novos talentos para aumentar tanto o espírito de equipe como a força do time.

Elevar a Força do Time é um processo mais simples, pois ele leva em conta apenas os atributos de seus jogadores, que são avaliados de uma a cinco estrelas, dependendo das habilidades de cada um. Os atletas devem ser escalados em suas posições favoritas, caso você queira aprimorar o espírito de equipe. Além disso, para ganhar química, o time deve jogar várias vezes seguidas na mesma formação.

PES 2018: é essencial entrosar seu time para vencer (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Acumule experiência

Há várias formas de disputar partidas dentro do MyClub e todas elas oferecem boas recompensas. O modo “Contra o comp.” traz partidas de dificuldade crescente: quanto mais você ganha, mais o nível da CPU sobe até chegar no desafiador nível Lenda, ótimo para treinar.

O modo Divisões realiza o pareamento online entre players com habilidade equivalente, mas, caso você não esteja confiante, também é possível jogar o Divisões (Sim) e apenas assistir uma partida simulada do seu elenco contra o de outra pessoa. Apenas completar partidas é o bastante para seus jogadores ganharem experiência e, com isso, ter atributos mais fortes.

PES 2018: os craques sobem de nível de acordo com seu desempenho (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

De olho nos olheiros

A forma mais barata e precisa de conseguir novos talentos é através dos olheiros, que possuem uma janela própria no menu inicial do MyClub. Eles podem ter de uma até cinco estrelas ao todo e isso impacta diretamente sua habilidade para contratar.

Um olheiro de uma estrela só consegue jogadores da pior qualidade, enquanto apenas os de quatro estrelas para cima podem obter atletas nível ouro. As lendas, ou bolas de nível negro, são responsabilidade dos olheiros de cinco estrelas.

PES 2018: olheiros podem contratar craques de peso (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Utilize os empresários

Uma alternativa mais cara e dependente da sorte é visitar a aba de “Empresários” no menu inicial. Tal qual os olheiros, os empresários se subdividem em diferentes níveis de habilidade e, quanto mais caros, melhores serão os contratados.

Você pode escolher pagar um empresário com moedas de ouro ou G, mas recomendamos utilizar as de ouro apenas para a contratação de novos treinadores, já que elas são bastante raras.

PES 2018: empresários também são uma boa opção para contratar (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Tenha um bom treinador

Conforme o tempo passar e o seu time subir de nível, novos e melhores treinadores serão habilitados para negociação. Como eles são adquiridos através das moedas de ouro, guarde suas economias para contar um técnico top de linha.

Quanto maior a “habilidade de gerenciamento” do técnico, melhor será o resultado final obtido pela equipe, que terá mais química e força. Só fique atento ao menu à direita porque, como exemplificado na foto, quanto melhor o treinador, mais complicados serão seus requisitos de renovação de contrato!

PES 2018: um grande time começa com um grande treinador (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

O que você espera de PES 2018? Comente no fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo