O processo de escolha de uma nova TV envolve siglas e números que precisam estar claros na cabeça do consumidor antes da aquisição. Para ajudar quem está na busca por uma TV nova, explicamos o que deve orientar a compra do aparelho hoje em dia considerando três aspectos: tamanho, tecnologia e design.

Tv LG se destaca no ambiente (Foto: Divulgação)

Tamanho: pense grande

Com a atual disponibilidade de conteúdo em altíssima definição, vale a pena comprar uma TV que permita tirar o máximo de proveito possível da qualidade das imagens, começando pelo tamanho.

A diferença do 4K é perceptível até em TVs menores, mas ganha ainda mais destaque em telas grandes. Portanto, dentro do que permitir seu orçamento e o espaço da sua sala, invista em tamanho. Na linha de TVs 4K Ultra HD, Super UltraHD e OLED da LG lançada neste ano, há telas de 43, 49, 55, 60, 65 e até 75 polegadas.

Naturalmente, a pergunta seguinte é: quão grande pode ser a minha tela? Neste ponto, é importante levar em conta o tamanho da sua sala, por conta da necessidade de manter uma distância adequada entre o televisor e o sofá ou outro local no qual goste de ficar.

Por exemplo, uma TV como a nova LG Ultra HD 4K de 55 polegadas, lançada este ano no Brasil, deve ficar a pelo menos 2,1 metros de onde se senta o espectador. Já a Ultra HD de 43 polegadas da LG deve ficar a uma distância de pelo menos 1,6 metro. Veja aqui (http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/08/como-medir-distancia-ideal-da-tv-pelo-tamanho-da-tela.html) um guia detalhado para definir o tamanho ideal de TV para sua sala.

Tecnologia: compre uma TV preparada para o futuro

Para quem vai comprar uma TV hoje em dia, o suporte à resolução 4K é importante para ev

... itar que o aparelho fique defasado dentro de poucos anos.

Tudo bem, os conteúdos transmitidos em resolução 4K ainda não dominam as transmissões televisivas no Brasil. Ainda assim, espera-se que em pouco tempo isso mude, e já é possível encontrar muita coisa em 4K em serviços de streaming como Netflix.

Também é importante que a TV esteja preparada para transmitir imagens em HDR. Este tipo de qualidade de imagem deverá se popularizar nos próximos anos. Já há televisores capazes de processar a imagem para emular a qualidade HDR para qualquer conteúdo. Por exemplo, as TVs Ultra HD e OLED da linha 2017 da LG contam com o que se chama “Efeito HDR”.

Tecnologia da Tv LG (Foto: Divulgação)

Além disso, é recomendável procurar aparelhos compatíveis com a tecnologia Dolby Vision, que garante uma transmissão de imagem sem nenhuma perda da qualidade original – ou seja, o espectador pode ter em casa uma qualidade de imagem equivalente à do cinema.

Em relação à qualidade do áudio, vale considerar a compra de uma TV com outra tecnologia desenvolvida nos laboratórios da Dolby, a Dolby Atmos, que passa uma impressão única de que o som está vindo do próprio ambiente exibido pela tela. Também nesse caso, a experiência é semelhante à do áudio de salas de cinema.

Todos os televisores da linha 2017 da LG, como os modelos Ultra HD, Super Ultra HD e OLED, já estão prontos para exibir imagens em 4K, HDR e Dolby Vision. As TVs da linha OLED possuem a tecnologia Dolby Atmos.

Design: invista no fino

A TV é mais do que um aparato tecnológico: ela é também um objeto de decoração. Por isso, é preciso pensar em como o visual da sua TV se integrará ao seu ambiente. Nesse sentido, modelos ultrafinos têm uma grande vantagem sobre aparelhos de espessura mais grossa: eles se encaixam bem em qualquer ambiente, por serem mais discretos.

Design da Tv da LG (Foto: Divulgação)

É o caso, por exemplo, da TV Super UltraHD 4K da LG, que tem uma armação de metal ultrafina que fica elegante em qualquer ambiente. O mesmo pode ser dito do modelo OLED 4K da LG, cuja tecnologia sem retroiluminação garante uma espessura finíssima. A TV praticamente se integra à parede!

Além disso, todas as TVs da linha 4K de 2017 da LG contam com uma novidade que facilita qualquer projeto de decoração: a possibilidade de enxergar bem a imagem de qualquer ângulo, o que garante mais flexibilidade na hora de escolher o lugar para a sua TV dentro do ambiente.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo