O Kindle permite ao usuário grifar trechos e adicionar notas a trechos de e-books. O recurso é útil para quem estuda por meio do aparelho, pois facilita o destaque de partes importantes durante a leitura. Um dos pontos positivos é a possibilidade de exclusão das anotações – um processo não tão agradável em livros físicos.

Após destacar ou criar suas notas, o e-reader da Amazon reúne todos os seus grifos e observações automaticamente em um documento, para facilitar a localização das informações. Veja, no tutorial a seguir, o passo a passo de como grifar e fazer anotações no Kindle. O procedimento abaixo foi realizado em um Kindle Paperwhite com sistema operacional de 7ª geração (Kindle 5.8.10).

Aprenda a grifar o texto e adicionar notas no Kindle (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Passo 1. Pressionando levemente a tela, arraste o dedo sobre o trecho que deseja grifar para selecioná-lo.

... 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">

Selecione o trecho desejado durante uma leitura no Kindle (Foto: Bruno Soares/TechTudo)

Passo 2. Se quiser simplesmente destacar o trecho, basta soltar a tela e o conteúdo ficará grifado.

Ao soltar a tela do Kindle, o trecho estará destacado (Foto: Bruno Soares/TechTudo)

Passo 3. Se quiser adicionar uma nota ao trecho, clique na opção "Nota" no menu que será aberto.

Clique na opção "Nota" para adicionar comentários ao trecho (Foto: Bruno Soares/TechTudo)

Passo 4. O Kindle irá abrir uma caixa de texto. Digite a nota desejada e depois toque em "Salvar".

Digite a nota desejada e depois salve (Foto: Bruno Soares/TechTudo)

Passo 5. Para ver ver suas anotações sobre o texto, basta tocar no trecho grifado dentro do próprio livro, ou buscar pelo e-book "Meus recortes", criado automaticamente pelo Kindle. O recurso reúne notas feitas em todos os documentos salvos no dispositivo.

O Kindle cria um documento para reunir suas notas (Foto: Bruno Soares/TechTudo)

Como baixar livros para o Kindle? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo