O que acontece com um perfil do Facebook após seu dono falecer? Essa dúvida é comum a muitos usuários da rede social de Mark Zuckerberg. A plataforma permite escolher um contato para herdar a conta após a sua morte. Além disso, o perfil pode ser transformado em uma espécie de memorial, com mensagens de amigos e familiares. Veja, a seguir, como escolher um herdeiro, o que é um perfil memorial, como informar o falecimento de alguém na rede e como solicitar download ou pedir remoção de conteúdo.

Facebook permite gerenciar perfis de pessoas mortas (Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo)

1. Como designar um herdeiro?

Enquanto a pessoa é viva, é possível escolher um herdeiro para tomar conta do perfil após sua morte. Para adicionar um "contato herdeiro", basta acessar as configurações do Facebook, escolher a opção "gerenciar conta", digitar o nome do perfil da pessoa escolhida e clicar em "Adicionar". O amigo escolhido será notificado. Vale destacar que não é possível escolher um herdeiro após o perfil ser transformado em memorial.

... 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">

Como escolher um contato herdeiro (Foto: Reprodução/Gabrielle Lancellotti)

2. O que um herdeiro é capaz ou não de fazer?

O herdeiro pode mudar a foto do perfil e da capa, fixar publicações na sua linha do tempo e aceitar solicitações de amizade.

O único com autorização para gerenciar a conta transformada em memorial é o contato herdeiro. Mesmo assim, ele não será capaz de fazer o login como se fosse a pessoa que faleceu. Ou seja, não poderá fazer novos posts como se fosse a pessoa que morreu, ver suas mensagens privadas, ou mesmo enviar mensagens de qualquer espécie como se fosse ela.

3. O que é um perfil memorial?

O perfil memorial é o status que a conta recebe depois que o Facebook é informado de que a pessoa faleceu. Para identificação, a mensagem “em memória” ficará ao lado do nome do antigo usuário. Esses perfis não são exibidos em espaços públicos. Ou seja, não são mostrados como sugestão de amizade ou lembretes de aniversário.

Transformar um perfil em memorial também é uma forma de proteger a privacidade da pessoa que faleceu.

4. Quem pode informar o falecimento?

Um parente ou amigo próximo pode avisar ao Facebook sobre o falecimento. A rede social tem um formulário para essa função. Nele, basta informar o nome da pessoa que consta no perfil, a data da morte e, se desejar, anexar o atestado de óbito. O Facebook fará uma análise e, em seguida, irá transformar o perfil da pessoa em memorial.

Formulário de aviso que usuário da rede social faleceu (Foto: Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)

5. Como remover o perfil da pessoa que faleceu?

Se os familiares não desejarem transformar o perfil em memorial é possível solicitar a remoção da conta. Em um formulário (facebook.com/help/contact) mais detalhado, é preciso informar o e-mail usado pela pessoa falecida para criar a conta no facebook, além da data que a pessoa morreu e o nome de quem está solicitando a remoção.

Pedido pode ser feito por formulário (Foto: Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)

6. Como fazer o download do conteúdo do perfil?

Para obter todo o conteúdo da conta do usuário que já faleceu — incluindo as mensagens trocadas —, o Facebook solicita uma ordem judicial. Há também outro formulário (facebook.com/help/), no qual é preciso anexar a certidão de óbito e cópias de documentos que comprovem o grau de parentesco, como identidade ou certidão de casamento.

Rede social exige comprovação de grau de parentesco ou procuração judicial (Foto: Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)

Qual a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo