É possível publicar um arquivo do Google Docs (Google Documentos) e torná-lo visível em buscadores e sites. A própria ferramenta traz essa função, e não é necessário instalar e nem baixar nada. O recurso é útil para quem deseja publicar e-books ou criar apresentações de slides para web aulas, por exemplo. Entretanto, como a própria companhia alerta, é preciso ter cuidado para não liberar documentos com informações particulares ou confidenciais.

Veja, no passo a passo, como tornar um arquivo público no Google Docs, Google Sheets (Google Planilhas) e Google Slides (Google Apresentações).

Veja como tornar seus arquivos públicos no Google Docs (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Passo 1. Com o documento aberto no Docs, clique em "Arquivo" e depois em "Publicar na Web";

... 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">

No Docs, clique em 'Arquivo' e depois em 'Publicar na Web' (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Passo 2. Depois, clique em "Publicar". Uma janela de confirmação será aberta: clique em "OK";

Clique em "Publicar e depois confirme (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Passo 3. Após a publicação, será gerado um link e um código de incorporação (embed). Copie e cole este código para 'embedar' o documento a um site ou blog e torná-lo visível na busca do Google.

Publicação gera código de incorporação em sites e blogs (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Pronto! Para desfazer a publicação, basta repetir o processo e clicar em "suspender publicação".

Como colocar o texto em duas colunas no Google Docs? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo