Donos de smart TVs com o sistema Android TV passam a contar, nesta semana, com mais uma opção de entretenimento: o Globo Play, serviço de streaming que reúne novelas, séries, telejornais e demais programas da TV Globo. Para acessar os conteúdos basta buscar pelo Globo Play diretamente a partir da loja de aplicativos da televisão de casa e fazer a instalação do app.

A novidade marca uma parceria com o Google (dono da Android TV) classificada como “inédita na América Latina” pela emissora, e que vai além da oferta de conteúdo. Os usuários de Android – no celular e na TV – ganham mais uma opção para assinar o Globo Play: diretamente da Google Play, loja mantida pelo gigante da internet. Até agora, era necessário acessar o ambiente online da Globo para realizar a assinatura.

Globo Play chega ao Android TV (Foto: Reprodução/Thássius Veloso)

Globo Play na Android TV

O aplicativo oficial do Globo Play para Android TV traz a mesma interface característica de outras versões da plataforma. O usuário pode navegar pelos variados programas da Rede Globo, como “A Força do Querer”, “Pega-Pega”, “Jornal Nacional”, “Novo Mundo” e “Mais Você”.

Alguns donos de aparelhos com Android TV tinham acesso ao Globo Play. De acordo com a TV Globo, a versão anterior era baseada em HTML 5, conjunto de padrões usado na web. “Agora temos uma versão nativa para Android TV que melhora a experiência de usuário tanto em navegação quanto em consumo de conteúdo."

... older-container" style="padding-bottom: 56.2500000000%;">

Usuário tem acesso aos telejornais na íntegra pelo Globo Play no Android TV (Foto: Reprodução/Thássius Veloso)

A emissora explicou que TVs da Philips e Sony tinham versões diferentes do Globo Play. Com o anúncio desta semana, todas as smart TVs com o sistema do Google passam a receber a mesma versão e reproduzir a mesma experiência de uso da plataforma de vídeos.

O Globo Play está disponível em smart TVs das marcas Samsung, LG, Sony e Panasonic fabricadas a partir de 2013; da marca Philips a partir de 2014; AOC a partir de 2016; e TCL e Toshiba fabricadas a partir de 2017. A central de ajuda do serviço tem a listagem completa de modelos compatíveis.

Novelas da TV Globo também estão disponíveis Globo Play no Android TV (Foto: Reprodução/Thássius Veloso)

O acervo é o mesmo do Globo Play no celular e na versão web, acessível a partir de qualquer navegador. Telejornais são liberados na íntegra e de graça, bem como trechos das produções de dramaturgia. Já os episódios completos de novelas são reservados a assinante. O preço é de R$ 15,90 por mês.

Assinatura direto na Google Play Store

Os fãs da plataforma de streaming da Globo podem fazer a assinatura na Google Play. Ao executar o aplicativo oficial em algum dos sistemas controlados pelo Google, o usuário encontra a opção de pagamento com o cartão de crédito vinculado à conta Google – a mesma usada para alugar filmes da Google Play ou comprar apps pagos.

Assinatura do Globo Play pode ser feita pela Google Play Store (Foto: Reprodução/Thássius Veloso)

Globo Play no Chromecast

Junto com as novidades na Android TV e na Google Play, a TV Globo confirmou que a versão compatível com Chromecast recebeu atualização há cerca de dois meses. “Melhoramos o desempenho e homologamos [o app] com todas as regras novas do Google, incluindo suporte a DRM (gestão de direitos autorais sobre o vídeo exibido)”, disse a empresa em nota.

Aplicativo do Globo Play para Chromecast recebeu atualização (Foto: Reprodução/Aline Batista)

Simulcasting no celular e PC

Um dos atrativos do Globo Play é a transmissão ao vivo da programação da Globo, sem cortes, da mesma maneira em que vai ao ar na TV. Chamado de simulcasting, o recurso está disponível nos aplicativo para celular Android ou para iPhone (iOS), bem como no site da plataforma.

O usuário precisa liberar o acesso à localização geográfica (normalmente fornecido pelo GPS do telefone ou pelos parâmetros de rede, se for um computador) para conseguir ver o streaming em tempo real. Há duas semanas, a Globo Nordeste passou a exibir a programação que vai ao ar na região metropolitana do Recife e cidades adjacentes, em adição a Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte.

O simulcasting não funciona em smart TVs.

Qual o melhor app que você tem no seu celular? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo