Pesquisadores do Google desenvolveram um algoritmo capaz de remover marcas d'água em fotos com facilidade. A ferramenta, criada durante um estudo que tinha como objetivo expor a fragilidade desse método de proteção de fotos, bem como apresentar alternativas, analisa imagens e consegue remover as anotações que são normalmente usadas para proteger fotografias de compartilhamento irrestrito na Internet, ou simplesmente preservar a autoria do material.

Algoritmo analisa a imagem, localiza e remove as marcas d'água (Foto: Reprodução/YouTube)

Segundo os pesquisadores do Google, a saída para quem deseja usar marcas d’ág

... ua para proteger o seu conteúdo é investir em randomização: as anotações sobre as fotos precisam variar em tamanho, orientação e posição para que o algoritmo seja confundido e não consiga recriar as fotos automaticamente.

Entre as dicas, os pesquisadores salientam a importância de posicionar as marcas em lugares que fujam do convencional porque o algoritmo já é treinado para procurá-las nos cantos e centro da imagem — um padrão para banco de imagem.

Além de variação de tamanho, orientação e posição, o gradiente também deve ser considerado ao aplicar marca d'água para proteger o seu conteúdo. (Foto: Reprodução/YouTube)

Outra ideia é criar marcas que tenham leves distorções e que variem entre si: em vez de usar sempre a mesma assinatura, como um logo, a ideia é criar versões diferentes, com letras e formas levemente distorcidas. Alternar a intensidade de opacidade com que a marca é aplicada à imagem também pode contribuir.

Do contrário, a ferramenta consegue identificar com facilidade as marcações opacas que, normalmente, classificam as marcas d’água em fotografias. Processando a imagem de forma independente, o software acaba removendo a sinalização rapidamente, com resultado melhor do que feito à mão.

Marca d'água em PDF? Saiba como funciona no Fórum do TechTudo.

Via Google



>>> Veja o artigo completo no TechTudo