Seguindo a linha dura contra páginas de fãs oportunistas, o Facebook pretende agora combater os chamados "vídeos caça-clique" — medida que deve limitar a propagação de posts no feed de notícias que mostrem botões falsos de reprodução de vídeo em fotos e GIFs ou vídeos com apenas uma imagem estática. Alguns sites usam dessa técnica para chamar a atenção dos usuários e hackers também usam engenharia social para fazer vítimas no Facebook com falsos plugins de vídeo.

Facebook vai derrubar vídeos caça-cliques na rede social (Foto: Divulgação/Facebook)

"Quando as pessoas clicam em uma imagem no feed de notícias que exibe um botão de reprodução, elas esperam que o vídeo comece a rodar. Spammers costumam usar botões de reprodução falsos para enganar pessoas e levá-las a clicar em links de sites de baixa qualidade", disse a rede social em comunicado.

O Facebook aponta que spammers também usam imagens estáticas "disfarçadas de vídeos" com botão de play para enganar as pessoas, direcionando-as para uma experiência de baixa qualidade em links que não incluem o vídeo prometido no post. Para reduzir o volume desse tipo de conteúdo, nas próximas semanas, publicações que

... tenham falsos botões de reprodução de vídeo e imagens estáticas disfarçadas de gravações começarão a perder relevância no feed, globalmente.

Ainda de acordo com o post, assinado por Baraa Hamodi e Zahir Bokhari, engenheiros de software do Facebook, produtores de conteúdo que adotam intencionalmente essas práticas enganosas devem perceber que a distribuição dos seus "posts caça-cliques" vai diminuir acentuadamente em todo o mundo.

Via Facebook



>>> Veja o artigo completo no TechTudo