O Android permite ao usuário checar quais aplicativos têm acesso total às funções do smartphone. A ferramenta existe porque, durante a instalação de apps, os donos de celular podem conceder permissões além das necessárias para o funcionamento dosoftware, como o uso de ligações, acesso à câmera, envio de mensagens e localização por GPS.

O passo a passo a seguir ensina a retomar o controle do Android, tendo em vista a forma como os aplicativos acessam as funções do sistema.

Veja como gerenciar permissões de aplicativos no Android para maior segurança (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

1. Remover apps que administram o Android

Alguns aplicativos possuem recursos mais avançados para controlar ações e modificar itens no sistema do smartphone, como desligar a tela automaticamente, criar launchers personalizadas e até localizar o celular em caso de roubo.

Nesses casos, eles podem solicitar para serem marcados como "administradores do dispositivo" e, na pressa durante a instalação, você pode autorizar e acabar esquecendo que tem um aplicativo "controlando" seu smartphone. Isso pode impedir até que ele seja desinstalado no aparelho, caso ofereça bloqueio de apps ou antivírus.

Passo 1. Para gerenciar apps assim, abra o botão "Configurar" no Android e selecione a categoria "Segurança".

... div class="placeholder-container" style="padding-bottom: 85.6115107914%;">

Abra as configurações de segurança no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Em seguida, encontre o item "Administradores do dispositivo". Note que na tela seguinte serão mostrados todos os apps com essa função avançada já ativada no celular.

Descubra quais aplicativos estão como administradores do dispositivo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Para remover o acesso, toque em um dos aplicativos e selecione "Desativar o administrador deste dispositivo". O aplicativo será mostrado com a caixa desativada (sem marcação).

Remova a permissão de administrador do dispositivo no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Você poderá remover o app do seu aparelho, se preferir. Para isso, toque novamente no app desativado e selecione "Desinstalar app". Confirme em "Ok".

Desinstale o aplicativo do Android, se preferir (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

2. Remover permissões no Android: localização, ligações e mais

Todos os aplicativos precisam de permissões para usar recursos do Android. No entanto, você não precisa liberar todas essas autorizações, que podem colocar em risco a segurança do sistema e até sua privacidade, como registrar localização ou fazer ligações, por exemplo.

Passo 1. Para gerenciar, abra o menu "Configurar" e selecione "Aplicativos".

Acesse as configurações de aplicativo no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Escolha um dos aplicativos para editar. De preferência, selecione um para o qual você não quer fornecer muitos dados. Toque na categoria "Permissões".

Encontre as permissões de um aplicativo específico no celular Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Note que a listagem de permissões solicitadas pelo aplicativo será mostrada. O app não precisa manter todas ativadas. Para isso, desative tocando na chave em cada item. Deixe na posição "cinza" para desligado e "verde" para ativado. A mudança é salva automaticamente.

Desative permissões desnecessárias em um aplicativo para Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

3. Remover acesso de uso

Outro tipo de permissão especial para controlar funções no Android pode ser encontrado em "Acesso de uso". Com isso, o app coleta dados do smartphone e de uso, como outros aplicativos que você utiliza, operadora, configurações de idioma e mais informações e ações.

Passo 1. Para impedir, toque no botão "Configurar" e selecione "Segurança".

Acesse as configurações de segurança no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Encontre a opção "Apps com informações de uso" e em seguida veja a lista de todos os itens ativados no celular. Toque no app que deseja desativar essa permissão especial.

Encontre os apps com informações de uso no celular Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Por fim, desative a chave ao lado de "Permitir acesso de uso" trocando da posição verde (ligado) para cinza (desligado).

Remova o acesso de uso no aplicativo pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Quais são os melhores aplicativos para Android? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo