Hackers por trás da invasão na HBO divulgaram um e-mail no qual a emissora de TV americana oferece o montante de US$ 250 mil como "pagamento de recompensa", disse revista Variety nesta sexta-feira (11). A mensagem da HBO, canal da Time Warner que exibe a série "Game of Thrones" — e teve um de seus roteiros e episódio vazados —, oferece o dinheiro não como resgate de arquivos mas como parte de um programa no qual hackers profissionais são recompensados por identificarem falhas de segurança, bem comum no setor de tecnologia.

Logo do canal de TV a cabo HBO, em Beverly Hills (Foto: Reuters)

O e-mail foi redigido de uma maneira que permitiria que a HBO ganhasse tempo enquanto avalia a situação, informou a Variety, citando uma fonte próxima da investigação da HBO. A HBO também pediu que os hackers prorroguem o prazo para o pagamento dos valores em uma semana.

O The Guardian e outras publicações relataram no início desta semana que hackers haviam publicado alguns arquivos roubados da HBO na Internet após a invasão, exigindo um pagamento de resgate na moeda bitcoin para evitar ainda mais vazamentos. A série "Game of Thrones" está na sétima temporada é o principal destaque da emissora para atrair novos assinantes e usuários pagantes no

... seu app de streaming HBO Go.

A HBO não respondeu de imediato a pedidos de comentário da Reuters.

Vale lembrar que a orientação dos especialistas em segurança sobre ataques do tipo ransomware, que pedem resgate em bitcoins para devolver o acesso aos dados é de que esse valor não seja pago. Não há garantias de que os arquivos serão devolvidos pelos hackaers, tampouco de que não haverá um novo ataque. O pagamento dos valores, quase sempre em bitcoins, também, perpetua esse tipo de crime na Internet.

Já pagou bitcoins após ataque ransomware? Comente no Fórum.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo