Hackers por trás da invasão na HBO divulgaram um e-mail no qual a emissora de TV americana oferece o montante de US$ 250 mil como "pagamento de recompensa", disse revista Variety nesta sexta-feira (11). A mensagem da HBO, canal da Time Warner que exibe a série "Game of Thrones" — e teve um de seus roteiros e episódio vazados —, oferece o dinheiro não como resgate de arquivos mas como parte de um programa no qual hackers profissionais são recompensados por identificarem falhas de segurança, bem comum no setor de tecnologia.
O e-mail foi redigido de uma maneira que permitiria que a HBO ganhasse tempo enquanto avalia a situação, informou a Variety, citando uma fonte próxima da investigação da HBO. A HBO também pediu que os hackers prorroguem o prazo para o pagamento dos valores em uma semana.
O The Guardian e outras publicações relataram no início desta semana que hackers haviam publicado alguns arquivos roubados da HBO na Internet após a invasão, exigindo um pagamento de resgate na moeda bitcoin para evitar ainda mais vazamentos. A série "Game of Thrones" está na sétima temporada é o principal destaque da emissora para atrair novos assinantes e usuários pagantes no seu app de streaming HBO Go.
A HBO não respondeu de imediato a pedidos de comentário da Reuters.
Vale lembrar que a orientação dos especialistas em segurança sobre ataques do tipo ransomware, que pedem resgate em bitcoins para devolver o acesso aos dados é de que esse valor não seja pago. Não há garantias de que os arquivos serão devolvidos pelos hackaers, tampou
... co de que não haverá um novo ataque. O pagamento dos valores, quase sempre em bitcoins, também, perpetua esse tipo de crime na Internet.