O Paint 3D é um programa para Windows 10 que visa popularizar o design 3D em qualquer computador, mas que também tem um apelo profissional. Uma das provas é a compatibilidade do app com o Surface Dial, um periférico da Microsoft lançado em conjunto com all-in-one Surface Studio, em fevereiro. O acessório é uma espécie de disco que, ao entrar em contato com o display, exibe novos menus para interagir com softwares de edição, dispensando mouse e teclado.

O Surface Dial é um acessório feito para interagir com objetos virtuais em telas sensíveis a toque. Além disso, o periférico permite acessar menus extras para expandir as possibilidades de edição. O dispositivo está à venda na loja americana da Microsoft por US$ 99 (R$ 310 sem considerar impostos) e é compatível com qualquer computador da linha Surface.

O dispositivo tem alguns truques na manga para quem deseja experimentar o Paint 3D, um programa nativo do Windows 10, disponível gratuitamente para usuários de PC desde a Atualização para Criadores liberada em abril. Computadores com versões mais antigas do Windows, porém, podem obter o editor 3D da Microsoft por meio de um truque.

Veja cinco coisas que o Dial pode fazer no Paint 3D.

Acessar um menu de cores

Ao tocar o Surface Dial na superfície do computador, o acessório exibe na tela uma seleção de cores que dispensa o uso do mouse nos menus tradicionais do Paint 3D. É possível girar o periférico para movimentar o cursor na paleta e selecionar o tom a ser usado em uma pintura.

... trip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2017/N/N/oDnTyMSvWRsCPYGwgr5A/menu-de-cores-do-paint-3d-no-surface-dial.gif">

Menu de cores do Paint 3D no Surface Dial (Foto: Divulgação/Microsoft)

Ajustar cores enquanto pinta

Ao pressionar o Surface Dial contra a tela, uma das opções permite fazer transição de cores em conjunto com a pintura. De um lado, a caneta desenha na tela, do outro o Surface Dial controla a mudança de cor ao usar degradê ou outro efeito. A mesma função também permite mudar a espessura da ponta, dando fluidez ao desenho, enquanto o usuário altera as definições do pincel.

Mudança de cores pelo Surface Dial (Foto: Divulgação/Microsoft)

Girar objetos

Ao editar em 3D no novo Paint, o Surface Dial pode ajudar a movimentar objetos para ver todos os lados e não tirar os dedos de cima da tela. Sem ajuda do mouse ou teclado – ou mesmo dos dedos no touchscreen – é possível ajustar a visualização de sua criação na tela para pintar todos os lados sem perder o ritmo.

Movimentação de objeto via Surface Dial (Foto: Divulgação/Microsoft)

Desfazer edições

Outro botão utilizável no Surface Dial permite acessar o recurso “Desfazer” e usar o acessório como uma ferramenta de histórico. Depois de ativar a função, o Dial passa a descartar as últimas alterações ao girar no sentido anti-horário, ou refaz tudo, etapa por etapa, no sentido inverso.

Acesso ao histórico pelo Surface Dial (Foto: Divulgação/Microsoft)

Aplicar adesivos

O uso de adesivos (stickers) no Paint 3D é útil para aplicar imagens 2D em objetos de três dimensões, e o Surface Dial também tem um recurso específico para isso. Um dos botões disponíveis no menu do periférico permite usá-lo como uma espécie de fixador. Assim, é possível usar uma das mãos para mover o sticker na sua criação, e a outra para colar o item onde quiser.

Uso de stickers com ajuda do Surface Dial (Foto: Divulgação/Microsoft)

Qual o melhor editor para quem não pode pagar pelo Photoshop? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo