Em 2013, 733 disquetes seriam necessários para instalar o Photoshop CC, versão atual do programa de edição de imagens naquele ano. A informação veio a público pela própria fabricante Adobe, na página oficial do software, já há algum tempo. O website Diy Photography levantou a questão e adicionou que a edição “Photoshop 3”, de 1994, era acompanhada de “uma série de disquetes” para ser instalada no PC. Bem diferente da atualidade, onde programas são distribuídos via rede e troca de arquivos “P2P”, contra as mídicas físicas dos anos 80 e 90.

"O Photoshop 3.0 foi a última versão do Photoshop para ser vendida em disquete. Se o Photoshop fosse vendido em disquetes hoje, ele precisaria ser instalado com 733 discos", disse a Adobe, no Facebook, em 2013.

Na época do Photoshop 3, o programa era instalado no tipo mais moderno de computador, para suportar o peso da a edição de imagens em tempo real. As funções eram limitadas em relação aos dias atuais. Ainda assim, era o que tínhamos de mais avançado naqueles anos, em que a tecnologia avançada a curtos passos para se tornar o que é hoje — com direito a Photoshop na palma das nossas mãos, via smartphones.

Photoshop simula instalação moderna em disquetes antigos (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Para se ter uma ideia, um disquete de 3,5 polegadas, ou “floppy disk”, tinha a capacidade de armazenar cerca de 1,44MB em dados. Atualmente, os computadores já não acompanham entradas padrão para este tipo de mídia. Há até mesmo usuários de informática que nunca tiveram

... contato com um disquete, o que não é nenhum absurdo, já que a a maioria dos PCs já não é mais compatível com eles desde 2010.

Dois mil disquetes em 2017

Atualmente, o Photoshop CC de 2017 pesa nada menos do que 3,1GB, o que iria requerer mais de dois mil disquetes. Atualmente, o Photoshop CC também pede um processador de 64-bits e com 2Ghz de velocidade, além de memória de 2GB. Em 2013, essa configuração ainda estava presente em apenas algumas máquinas mais avançadas em computação.

Como recortar fotos no Photoshop? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo