Uma das funções mais icônicas do Google acaba de ser removida: o Instant Search. Para quem não reconheceu de primeira, a função é aquela que exibia resultados de busca conforme o usuário digitava, de acordo com as sugestões do autocompletar. Ou seja, não era preciso escolher uma das sugestões, a páginas de resultados ia atualizando conforme cada palavra era digitada, completando a sentença. A busca instantânea foi oficialmente abandonada pela gigante desde a última quarta-feira (26), no Google Search.

De acordo com o Google, a decisão foi tomada devido às mudanças na forma pela a qual os internautas fazem buscas online, que tornaram o recurso ─ lançado em 2010 ─ obsoleto. Atualmente, mais de 50% das buscas são feitas através de dispositivos móveis (celulares), que não eram compatíveis com a funcionalidade.

Recurso do Google só funcionava em desktops (Foto: Reprodução/Google)

Buscas mais rápidas

Em nota, o Google aponta que o Instant Search foi criado para fornecer informações o mais rápido possível. “Desde então, as pesquisas em dispositivos móveis cresceram, com diferentes formas de buscar e interações, além de restrições de tela. Com isso em mente, decidimos remover o Google Instant para manter o foco em formas de torna

... r a Busca ainda mais rápida e fluida em todos os dispositivos”, esclarece.

O que muda?

Com a remoção do recurso, os resultados de busca na página de pesquisas só serão atualizados quando o usuário pressionar a tecla Enter no teclado ou clicar em uma das sugestões, que continuarão a ser exibidas normalmente. Sendo assim, a página não atualiza mais sozinha.

Por que a Google desativou Instant Search? Troque dicas no TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo