Computadores com Windows, desde 1985, são oferecidos em todo o mundo com o clássico MS Paint instalado. Em setembro, porém, o MS Paint dá adeus ao pacote de softwares nativos do Windows 10, e passa a ser oferecido gratuitamente para download, apenas na loja Windows Store. O foco da fabricante de software passou para o Paint 3D, que foi apresentado aos usuários na Atualização para Criadores, em abril.

O novo app de desenhos tem recursos mais avançados, especialmente para criar objetos em três dimensões. As ferramentas antigas de formas, linhas e pintura ainda estão lá, mas o design mudou e há uma seleção extensa de funções que prometem deixar o programa mais versátil e parecido com o Adobe Photoshop.

Paint 3D (Foto: Divulgação/Microsoft)

10 motivos para não sentir saudade do MS Paint e se apaixonar pelo Paint 3D

Crie em 3D

... svg>

Crie objetos 3D facilmente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O Paint 3D tem como carro-chefe duas funções que criam objetos 3D ou transformam qualquer rabisco 2D em um objeto em três dimensões. A tecnologia é inteligente para identificar as bordas das linhas e formas e destacar tudo do plano de fundo. Antes era preciso algum software bastante específico, caro e difícil de usar, mas hoje o Paint 3D deixa toda essa complicação para trás.

Canvas em 3D

Gire o canvas livremente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Junto com a função em 3D vem um canvas — o plano de fundo padrão do desenho — que pode ser girado em todas as direções. Automaticamente, o fundo se distancia do objeto 3D desenhado e dá uma boa ideia de profundidade para cada elemento da criação. É uma evolução e tanto perto do Paint antigo, que não sabe identificar camadas entre os objetos desenhados como faz o Photoshop.

Ferramentas de desenho

Use e abuse das ferramentas de desenho (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Mesmo que a intenção seja criar em 2D tradicional, o Paint 3D é mais versátil. Há várias opções de pincel e caneta para escolher, com personalização de pontas, transparência e cores que resultam em dezenas de combinações. No fim das contas, até os desenhos mais simples tendem a ficar melhores no novo Paint.

Stickers

Cole adesivos nos seus objetos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Uma função 3D interessante do programa é o Sticker, adesivo virtual que pode ser aplicado em qualquer desenho. Com poucos cliques, pode-se fixar um elemento na cena com o mesmo nível de profundidade para manter a perspectiva. Na prática, é como decorar objetos em 3D sem se preocupar com o ângulo de nada.

Textos flutuantes

Digite textos e mova o conteúdo em 3D (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O Paint 3D também transforma qualquer texto em objeto 3D. Você digita normalmente em um campo escolhendo fonte e tamanho e automaticamente obtém um objeto que dá perspectiva à frase para colocar onde quiser. O recurso tem boa serventia para criar convites e outros impressos quando não há Photoshop ou outra ferramenta avançada por perto. Ao terminar, basta salvar em 2D (formato de imagem PNG ou JPG) para ter uma imagem criada em camadas.

Texturas

Aplique texturas a qualquer forma 3D (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Mesmo sem ser um artista é possível aplicar texturas de vários estilos diferentes e deixar uma criação com aspecto profissional. Basta criar uma forma 2D ou 3D, acessar o painel de Stickers e, ao lado, abrir a galeria de texturas. Com um clique, o seu objeto ganha uma aparência totalmente diferente, tornando fácil criar uma rocha a partir de um círculo comum feito com o mouse sem muito refino.

Crie formas

Crie formas com linhas e curvas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Além do pincel livre, o Paint 3D ganhou uma ferramenta de linhas e curvas que permite criar outros tipos de formas mesmo sendo um amador. Dê um clique duplo em uma linha para ver pontos de curvatura, molde o desenho da linha como quiser e depois transforme isso em objeto 3D para decorar outra cena.

Remix 3D

Importe objetos do Remix 3D (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Se sua capacidade de desenho esgotar ou a criatividade estiver em um dia ruim, é possível resolver o problema importando objetos 3D prontos para usar. O Remix 3D é um diretório de desenhos em três dimensões como animais, comidas, locais e outros tipos que você pode baixar para aplicar em suas cenas. Ou, ainda, fazer o upload de um objeto seu, desde que tenha até 64 MB de tamanho.

Remova fundos

Selecione áreas para apagar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Na falta do Photoshop, use o Paint 3D para selecionar pessoas em uma foto, identificar o fundo e remover com poucos cliques. A tesoura de recorte não é tão precisa no modo automático se houver sobreposição de cores. Mas, com alguma habilidade com o mouse, é possível detalhar o contorno e obter um resultado satisfatório.

Exporte em vídeo

Crie vídeos dos seus desenhos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Desenhos em 3D ainda não são populares na hora de compartilhar, já que redes sociais como Facebook e Instagram não suportam esse tipo de imagem. No entanto, é possível compartilhar uma criação do Paint 3D em qualquer lugar em formato de vídeo: localize o botão de histórico e crie exporte rapidamente a gravação do seu passo a passo de criação em formato reproduzível no player.

Como obter

O Paint 3D vem pré-instalado em qualquer computador rodando o Windows 10 Creators, com atualização de abril, ou versões anteriores por meio de um truque. Computadores mais antigos com Windows 7 têm só o MS Paint tradicional, que ainda não será abandonado completamente, segundo a Microsoft.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo