O Facebook anunciou na última terça-feira (25) um conjunto de recursos que promete simplificar e melhorar a experiência de uso do seu Live 360. O principal destaque deste anúncio é o “Live 360 Ready Program”, que vai avaliar câmeras de 360º e softwares compatíveis, para que o usuário não tenha problemas de compatibilidade.

No total, o programa já verificou, e deu seu selo de qualidade, para 11 câmeras e sete suítes de software de fabricantes diferentes, tudo para abranger o maior número de modelos possível. Todos esses produtos terão o logotipo do “Facebook Live” na sua embalagem ou no site oficial, para que o consumidor possa identificar mais facilmente. Veja abaixo os produtos já qualificados logo abaixo.

Facebook lança novos recursos para o Live 360 (Foto: Divulgação/Facebook)

  • Cameras: Giroptic iO, Insta360 Nano, Insta360 Air, Insta360 Pro, ION360 U, moto 360 camera, Nokia Ozo, Z CAM S1, 360Fly HD, 360Fly 4K, e 360Fly 4K Pro;
  • Software: Assimilate SCRATCH VR, Groovy Gecko, LiveScale, Teradek, Voysys, Wowza e Z CAM WonderLive.

Transmissão em VR e 4K

Agora, o Live 360 passa a aceitar gravação em 4K e, em breve, dará suporte ao VR. Neste caso, o usuário poderá aproveitar a experiência de realidade virtual no momento em que está sendo transmitido ou depois, ao assistir a gravação. Para desfrutar desta tecnologia, é preciso ter o app gratuito Facebook 360, disponível na Oculus Store, e o Gear VR, óculos de realidade aumentada da Samsung.

... ntent-media__container">

Facebook Live 360 ganha compatibilidade com Gear VR (Foto: Divulgação/Facebook)

Ferramentas de doação e agendamento

A rede social também vai adicionar ao Live 360 dois recursos populares do Facebook Live, o botão para donativos e calendário de transmissões. Ambos os recursos possam ser habilitados usando a API ao vivo, mas somente por páginas verificadas, como de costume. Por enquanto, só é possível usar o recurso para arrecadar dinheiro para instituições com sede e projetos nos Estados Unidos.

Tem dúvidas sobre vídeo 360? Crie uma pergunta no Fórum do TechTudo.

A ferramenta de agendamento permite avisar aos seus seguidores a data e o horário que uma transmissão vai começar e, assim, preparar a audiência para assistir e conseguir um público maior para a sua Live. Agora, isso também será possível quando for uma transmissão ao vivo em 360º.

Experiência pós-ao vivo

Depois que a transmissão ao vivo tridimensional terminar, e o arquivo de vídeo estiver salvo, o proprietário pode direcionar a audiência para os pontos de maior interesse do Live 360. A ferramenta de edição dentro da Guia 360 permite identificar esses tópicos e destacá-los para seus seguidores. Além disso, mesmo depois de encerrada a “live”, o sistema vai detectar os vídeos que precisam de estabilização e vai acionar o recurso de correção automaticamente no pós-ao vivo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo